Risoterapeutas ajudam na recuperação de pacientes

11 de setembro de 2008 - 18:53

 

O riso vai fazer parte da rotina dos pacientes do Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana, Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Geral César Cals, todos da rede estadual de saúde. A Secretaria da Saúde do Estado e a ONG Associação Terapia do Riso promoverão, já no próximo mês, duas visitas semanais a cada uma das unidades de saúde de uma dupla de “médicos risoterapeutas”. A dupla vai contribuir com humor, música e artes cênicas no tratamento e recuperação de crianças e adultos.

A Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CGTES) da Secretaria da Saúde do Estado realizou no último dia 10, quarta-feira, o seminário Humanização e Educação com Humor nas Unidades de Saúde. A Associação Terapia do Riso apresentou a proposta de trabalho nas unidades de saúde.

O bom humor utilizado como terapia alternativa e como complemento à medicina biomédica, além de melhorar a relação médico-paciente, estabelece uma melhora na recuperação dos pacientes. Pesquisas mostram que o riso tem um papel muito importante na redução de hormônios envolvidos na fisiologia do estresse, como o cortisol e a adrenalina. Isso melhora a intensidade e as respostas do corpo, reduzindo a dor e a pressão do sangue e elevando a imunidade. Quem se diverte e rir é mais saudáveis e têm mais facilidades de sair de situações de estresse. 

A risoterapia ou terapia do riso é considerada uma terapia bilateral. Envolve a comunicação não só consigo mesmo, mas também com o outro. Ela é benéfica para quem sorri e para quem recebe o sorriso. Dessa forma, contribui para a humanização do ambiente hospitalar, evidenciando a necessidade de um modelo biomédico que volte a entender o paciente como pessoa e não como leito. O riso utilizado como agente de cura é objeto de trabalhos e pesquisas de profissionais espalhados por todo o mundo.

 Nos hospitais da rede estadual, o objetivo da Associação Terapia do Riso é agregar funcionários, pacientes e familiares. Humanizando, influir no sucesso do trabalho. A função do palhaço dentro do hospital é provocar e transformar através da graça. O convênio com a Secretaria da Saúde terá duração de um ano.