Hanseniase

9 de setembro de 2008 - 16:49

PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA HANSENÍASE


1) O QUE É HANSENÍASE

É uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para saúde pública devido a sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. O alto potencial incapcitante da Hanseníase estar diretamente relacionado à capacidade de penetração do Mycobacterium Leprae na célula nervosa e seu poder imunogênico.

2) COMO SUSPEITAR DE UM CASO DE HANSENÍASE
A suspeita de hanseníase se baseia na presença de um ou mais sinais ou sintomas relacionados abaixo:
– Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo;
– Área de pele seca e com falta de suor;
– Área da pele com queda de pêlos, mais especificamente nas sobrancelhas;
– Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade;
– Sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou se machuca sem perceber;
– Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas e inchaços de mãos e pés;
– Nódulos(caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

3) TRATAMENTO
O tratamento para hanseníase é gratuito e oferecido na rede básica de saúde do SUS, através da poliquimioterapia (PQT), que é o tratamento oficial indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Deve ser administrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima a residência do paciente. O esquema de tratamento depende da forma clínica da doença (paucibacilar ou multibacilar), da idade da pessoa com hanseníase e da sua tolerância ao medicamento.

4) SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA HANSENÍASE NO CEARÁ
– 6,4% dos casos novos do Brasil estão no Ceará;
– Ocupa o 10º lugar em coeficiente de detecção geral, em relação aos outros 27 estados;
– 93% dos municípios notificaram casos novos nos últimos 3 anos;
– 57% são multibacilares(MB);
– 51% dos contatos examinados;
– Tendência crescente da endemia hansêmica no período de 2001 a 2007 de 7%;
– Aumento nos coeficiente de detecção em menores de 15 anos na série histórica de 2001 a 2008 de 8,6%;
– Municípios notificantes de casos de hanseníase: 83%.

5) MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS
As principais regiões de importância epidemiológica do Estado são composta de 21 municípios (11,4%) dos 184 municípios do Estado, respondendo pela carga da doença em 51% e foram selecionados pelo Ministério da Saúde(MS) em 2008 como prioritário para intervenção. São eles:
– Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatú, Itaitinga, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, Maranguape, Missão Velha, Pacatuba, Paracuru, Pentecoste, Quixeramobim, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Várzea Alegre.

6) SERVIÇOS DE ATENÇÃO AOS PORTADORES DE HANSENÍASE
A Hanseníase está inserida entre as prioridades do Pacto pela Vida. A assistência integral à pessoa com hanseníase requer a organização da equipe multidisciplinar da rede pública de serviço do SUS, da Atenção Básica, da Média e Alta Complexidade.

REDE ASSISTENCIAL ATENÇÃO BÁSICA

Nº DE UNIDADES DE SAÚDE(UBS)

Nº DE UBS COM SERVIÇOS DE HANSENÍASE

% COBERTURA

1659

1487

89,6%

UNIDADES DE REFERÊNCIAS (MÉDIA COMPLEXIDADE)
A grande maioria dos casos de hanseniase pode ser diagnnosticados,tratados e curados na Atenção Básica, somente os casos de reações agudas, que podem ocorrer antes, durante e depois do tratamento,outros medicamentos se fazem necessários. Esses casos devem ser encaminhados para as Unidades de Referências.

CRES

UNIDADE DE REFERÊNCIA REGIONAIS

MUNICIPIO

SERVIÇOS OFERECIDOS

CENTRO DE REF. NACIONAL EM DERMATOLOGIA SANITÁRIA DONA LIBÂNIA
Endereço: rua Pedro I nº1033, Centro
Fone: (85) 31015431
Fortaleza Serviço de dermatologia geral e pediátrica, cirurgia de câncer de pele consultas médicas em hanseníase, consultas e cirurgias ortopédicas, consultas e exames neurológicos, prevenção de incapacidades, fisioterapia curativos, baciloscopias, exames laboratoriais, estágio em regime de residência médica em dermatologia, internatos para acadêmicos de medicina(UFC),estágios para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais dos municípios vinculados as equipes do PSF., treinamentos, cursos, atividades de pesquisa.
AMBULATÓRIO DO HOSPITAL WALTER CANTIDIO
Endereço: rua Capitão Francisco Pedro nº 1.290, Rodolfo Teófilo
Fortaleza Triagem de casos suspeitos, vigilância epidemiológica dos comunicantes baciloscopia/Histopatológico, diagnóstico, tratamento da reações adversas/ reações Hansénicas/ avaliação neuro – funcional e prevenção de incapacidade, reabilitação física e reabilitação cirúrgica, treinamentos residência médica.
11ª CENTRO DE SAÚDE DE SOBRAL
Endereço: Praça Monsenhor Eufrásio sn
Sobral Triagem de casos suspeitos, vigilância epidemiológica dos comunicantes baciloscopia/Histopatológico, diagnóstico, tratamento da reações adversas/ reações Hansénicas/ avaliação neuro –funcional e prevenção de incapacidade, reabilitação física e reabilitação cirúrgica, modificações de calçados, pesquisa treinamentos residência médica.
18ª CENTRO DE SAÚDE DE IGUATÚ
Rua: 13 de maio sn – planal
Iguatu Triagem de casos suspeitos, baciloscopia/Histopatológico, diagnóstico, tratamento da reações adversas/ reações Hansénicas/ avaliação neuro – funcional e prevenção de incapacidade, modificações de calçados, serviço social, apoio psico – social, serviço de sapataria e treinamentos.
21ª CENTRO DE DERMATOLOGIA SANITARIA E DOENÇAS INFECCIOSAS
Endereço: rua Tabelião Machado nº 195
Juazeiro do Norte Triagem de casos suspeitos, baciloscopia/Histopatológico, diagnóstico, tratamento da reações adversas/ reações Hansénicas/ avaliação neuro – funcional e prevenção de incapacidade, modificações de calçados, treinamentos.


UNIDADES DE REFERÊNCIAS (NÍVEL TERCIÁRIO)
O portador de Hanseníase deve ter seu acompanhamento, prioritariamente ,na Atenção Básica (PSF). Quando houver intercorrências clínicas ou cirúrgicas que necessitem de um maior nível de complexidade o usuário será encaminhado às unidades hospitalares da rede SUS.

Hospital São José de Denças Infecciosas (HSJ) – Rua: Nestor Barbosa nº315 – Fortaleza
Hospital Geral César Cals – Av. do Imperador nº545 – Fortaleza
Hospital Walter Cantidio – Rua: Capitão Francisco Pedro, nº1290
Hospital Santa Casa de Misericórdia – Rua: Barão do Rio Branco, nº 20