CRESUS – Ce

1 de setembro de 2008 - 16:24

CENTRAL DE REGULAÇÃO
ESTADUAL DO SUS

Integração via rede informatizada com todos os municípios cearenses. É assim na Central de Regulação Estadual do SUS no Ceará. Em tempo real, recebe e direciona a demanda. A Cresus/CE envolve todas as referências intermunicipais de consultas especializadas e exames, internações hospitalares eletivas e ainda de urgência e emergência. Tudo isso através do conhecimento da capacidade de oferta de consultas e exames especializados públicos, contratados e conveniados que integram a rede SUS. Na operacionalização do fluxo é utilizado um software específico – Unisus, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Qualidade & Gestão Pública, com apoio financeiro do Department for Internacional Development, que permite a interligação de todos os componentes operacionais com a Secretaria da Saúde do Estado, que acomoda a base de dados e prover toda a conectividade.

A utilização da Cresus/CE, que teve o processo de implantação iniciado em novembro de 2001 e concluído em 2004, tanto em agendamento ambulatorial como em transferências hospitalares, vem aumentando. Em janeiro de 2004 foram 19.723 agendamentos de consultas. Em 2005 aumentou para 49.787 agendamentos. Em 2004 o número de transferências ficou em 8.178. Pulou para 18.316 transferências no ano passado.

Melânia Ximenes Castro, supervisora do Núcleo de Informação e Controle Ambulatorial e Hospitalar da SESA, aponta inúmeras vantagens da Cresus/CE na organização e qualidade do sistema de saúde no Ceará. Para ela, humanização é o maior ganho da Central de Regulação. ¨Humaniza porque democratiza o acesso, agiliza o atendimento, evita filas nas unidades de saúde e reduz transferências para os grandes centros de assistência¨. A Central de Regulação fortalece a gestão compartilhada do Estado com os municípios. É um instrumento de subsídio às decisões sobre a política municipal e sobre macro-políticas
regionais e intersetoriais.