Como Funciona?

1 de setembro de 2008 - 17:10

CENTRAL DE REGULAÇÃO
ESTADUAL DO SUS

O MÓDULO AMBULATORIAL DE AGENDAMENTO está implantado nas Secretarias Municipais de todo o Ceará. O paciente após atendimento médico procura a unidade de marcação de sue município com a GUIA DE SOLICITAÇÃO DE PROCEDIMENTO AMBULATORIAL ESPECIALIZADO.

A solicitação é inserida no Sistema UNISUS e o atendimento é marcado escolhendo uma cota específica (ou seja, um horário de atendimento) dentre os horários e profissionais disponíveis, gerando um BOLETO DE MARCAÇÃO. Este Boleto é entregue ao paciente contendo o estabelecimento, profissional e horário doatendimento, aprazado com o mínimo de 3 e máximo de 25 dias de antecedência.

Quando não existem cotas disponíveis, no municípío, para o procedimento a solicitação é encaminhado para a FILA DE ESPERA AMBULATORIAL, que é visulaizada pela Micro e Macrorregião correspondente.

A Central Microrregional avalia a solicitação e realiza o agendamento para Unidade de Referência da própria Micro, com ou sem PPI, ou encaminha para a Central Macrorregional.

Na Centrais Macroregionais, os médicos reguladores é responsável por regular a solicitação que está na fila para que ela possa ser agendada pelos vídeofonistas, observando a disponibilidade de horários de atendimento e concordância com a PPI. As solicitações sem PPI são avaliadas pela Coordenadora e havendo disponibilidade de oferta realiza o agendamento.

A UNIDADE DE REFERÊNCIA visualiza o agendamento através do MÓDULO WEB EXECUTOR, com o mínimo de 3 dias de antecedência. E após o atendimento do paciente a UNIDADE DE REFERÊNCIA informa a realização do atendimento através da internet, neste mesmo módulo.

O MÓDULO HOSPITALAR está implantado nas UNIDADES DE REFERÊNCIAS HOSPITALARES de todo o Estado. Nele são cadastrados os pacientes que precisam ser internados ou transferidos. Estes estabelecimentos de saúde hospitalares podem registrar todos os processos de internação e alta de pacientes, visando o acompanhamento efetivo da disponibilidade de leitos para recebimento de transferências hospitalares de referência.

Os atendimentos realizados nestes hospitais cuja patologia apresenta complexidade não possível de resolução na Unidade, é inserida solicitação de transferência pelo sistema UNISUS da CRESUS, on-line. Estas solicitações chegam inicialmente as CENTRAIS DE REGULAÇÃO MICRORREGIONAIS, que avaliam a possibilidade de transferência interna nas Unidades da Micro, especialmente para o Hospital Pólo da região, comunicando a transferência a Unidade de origem e destino, e registrando nas ocorrências do paciente todos os contato telefônicos realizados e o horário dos mesmos.

Os casos mais complexos são encaminhados pelas Micros para as CENTRAIS DE REGULAÇÃO MACRORREGIONAIS, utilizando o sistema UNISUS, para serem avaliadas pelo MÉDICO REGULADOR. Após avaliação do médico regulador, identificando o perfil da unidade de destino a ser encaminhado é feito contato, com Unidades de Referencia de outra Micro para que possa ser autorizado a transferência do paciente com a garantia do atendimento.

A busca da Unidade de Referencia é feita a partir do quadro de leitos informatizado mantido pelos estabelecimentos de referência hospitalar e pela PPI do município de origem do paciente de forma a garantir o atendimento mais próximo da residência do paciente conforme política estadual de SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ . No momento em que a vaga é confirmada o hospital de origem é informado e o paciente é deslocado até o hospital de destino. A chegada do paciente na unidade é confirmada através do sistema. Todos os contatos são realizados por telefone e registrados no sistema pelos operadores do sistema.