Telessaúde vai funcionar em mais 30 municípios

22 de agosto de 2008 - 03:00

Ao completar este mês um ano de implantação, o Projeto Piloto de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica se prepara para instalar novos pontos em 30 municípios, que se somarão ao 26 pontos já instalados no Ceará. A Secretaria da Saúde do Estado adquiriu 30 eletrocardiógrafos digitais para permitir que o Núcleo de Telessaúde do Ceará ofereça serviços de telecardiologia e de diagnóstico por médico especialista. Entre os meses de janeiro e julho deste ano, o serviço de teleassistência já realizou 9.960 eletrocardiogramas solicitados por profissionais da atenção básica dos municípios que já integram o projeto.

 

O Núcleo de Telesssaúde do Ceará oferece atualmente serviços de telecardiologia e teledermatologia por comunicação remota, incluindo consultas interativas. Assim, o paciente não precisa sair do município onde mora para obter o diagnóstico de especialista. O serviço proporciona ainda o desenvolvimento contínuo a distância dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, a partir da utilização de multimeios – biblioteca virtual, videoconferência, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats –, evitando também que o profisional de saúde se ausente do município para fazer reciclagem e treinamento.

 

O Projeto-Piloto Telessaúde Brasil tem como meta a instalação de 100 pontos conectados a cada Núcleo do Programa nos estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, totalizando 900 pontos. Essa rede contemplará cerca de 2.700 Equipes de Saúde da Família, beneficiando aproximadamente 11 milhões de pessoas.

 

No Ceará, o Núcleo de Telessaúde funciona no Laboratório de Informática da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a colaboração do Hospital Universitário Walter Cantídio, responsável pelo desenvolvimento das ações educacionais e de formação. Para a efetivação dos pontos remotos, os municípios contemplados devem garantir infra-estrutura física, tecnológica e de recursos humanos.

 

O Estado é responsável pela formação das redes de especialistas e pelos investimentos específicos, como, por exemplo, a aquisição de eletrocardiógrafo digital. A Secretaria da Saúde e o Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) são responsáveis pela seleção dos municípios contemplados. Atualmente, 70 municípios selecionados aguardam a integração ao Projeto.

 

Instalado em uma Unidade Básica de Saúde nos municípios, o ponto do Telessaúde utiliza um computador multimídia com acesso à Internet, placa de vídeo e webcam, transformando-se em uma janela para o profissional de Saúde da Família interagir com o Núcleo estadual e ter acesso a todas as possibilidades de serviços que o Programa oferece.

 

O principal objetivo do Telessaúde Brasil, como consta na apresentação do Programa, é melhorar a qualidade do atendimento da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da ampliação da capacidade de ação das Equipes de Saúde da Família, utilizando tecnologia que permite promover a teleducação, a teleassistência e a regulação do sistema.

 

 Municípios com serviço de Telessaúde*

 

Baturité

Acarape

Ocara

Canindé

Guaiúba

São João do Jaguaribe

Nova Russas

Limoeiro do Norte

Morada Nova

Jaguaribe

Umirim

Horizonte

Aquiraz

S. Gonçalo do Amarante

Maracanaú

Tabuleiro do Norte

Carnaubal

Paracuru

Russas

Viçosa do Ceará

Itapajé

Tamboril

Crateús

Novo Oriente

Chorozinho   

 

* Escola de Saúde Pública do Ceará é ponto para formação.