Mulheres vítimas de violência têm serviços de graça no CERAM.

5 de agosto de 2008 - 03:00

Rua Francisco Pinto, 363, Benfica. Esse é endereço do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher, que oferece assistência e serviços gratuitos para mulheres em situação de violência ou testemunha de violência.

O CERAM realiza acolhimento interdisciplinar, com uma equipe de médicos ginecologistas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeira. Até assistência jurídica as mulheres recebem. O CERAM tem ainda serviços de apoio da Maternidade Escola Assis Chateaubrind, Hospital Geral César Cals, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Centro de Saúde Meireles e Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará.

Criado há dois anos pela Secretaria da Saúde do Ceará, o CERAM já atendeu a 1.350 mulheres vítimas de violência, 700 delas em 2007. Desde novembro de 2007 o Centro de Referência e Apoio à Mulher, que funcionava na Avenida Barão de Studart, atende na Rua Francisco Pinto, 363 – Benfica, esquina com a Rua Redenção. Fica berm próximo a Delegacia da Mulher, facilitando o acesso das mulheres em situação de violência.

Toda mulher que se sentir vítima de violência pode procurar o CERAM nesse endereço, já que o atendimento é feito por demanda espontânea, sem a necessidade de encaminhamento de outra instituição. Mesmo assim, instituições públicas, como a Delegacia da Mulher e o Instituto Dr. José Frota (IJF) são as que mais realizam encaminhamentos de mulheres vítimas de violência ao CERAM.
Para entrar em contato com o CERAM, é só ligar para o número 3101.2383.