Mês das crianças: voluntários entregam bonecos de crochê feitos por internos do sistema prisional a pacientes do Hias

19 de outubro de 2023 - 10:44 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Ana Lídia Coutinho

Voluntários do “Instituto Vou” visitaram leitos do Hias para presentear as crianças com os delicados bonecos amigurumi, feitos de crochê

Finalizando a programação alusiva ao Dia das Crianças, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu, na última terça-feira (17), a doação de cerca de 200 bonecos de “amigurumis”, tipos de artesanatos feitos de crochê. A iniciativa é da “Rede Artesã”, projeto da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). Os brinquedos foram confeccionados por detentos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), em parceria com o Instituto Vou, entidade não governamental.

Além da perspectiva artística e o retorno financeiro, a prática também contribui para a qualificação, a ocupação, a elevação da autoestima, a projeção de futuro positivo e a remição de pena para as pessoas privadas de liberdade, de acordo com o secretário-executivo da SAP, Álvaro Cardoso. “Esse projeto conta com 1.500 internos nas unidades, no qual eles podem interagir e se sentir úteis, nesse caso em especial, alegrando as crianças com o fruto do trabalho deles”, afirmou.

Presentes foram ofertados por ocasião do Mês das Crianças

Para a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, esse tipo de iniciativa tira um pouco as crianças da rotina hospitalar. “Esses projetos trazem momentos diferentes para a unidade, não só para os pequenos, mas também para o profissional da saúde, que tem oportunidade de participar desses gestos simbólicos e estreita e humaniza a relação com os pacientes”, disse.

Crislane Pinheiro, mãe de João Guilherme, 5, paciente do bloco cirúrgico, agradeceu pelo presente e elogiou a iniciativa. “Viemos para que ele fizesse uma cirurgia e passamos o dia das crianças aqui, enquanto ele se recupera. A rotina é algo pesado, e ele fica mais contente, com a cirurgia feita, é muito gratificante”, declarou.