Objetivo/ Estratégia/ Metodologia

 

Objetivo

 

O Projeto QualificaAPSUS Ceará tem como objetivo apoiar os municípios no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) para que as equipes possam:

 

– Cumprir os atributos da Atenção Primária à Saúde;

– Cumprir as funções de responsabilização da APS pela saúde da população adscrita, de comunicação nas redes de atenção à saúde e de resolução de grande parte dos problemas de saúde da população sob sua responsabilidade;

– Assumir a coordenação do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde às condições crônicas;

– Participar da Rede de Atenção às Urgências.

 

Estratégia

 

No Projeto QualificaAPSUS Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nadota como estratégia o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da certificação das equipes. Estão em fase de conclusão as diretrizes clínicas das principais condições crônicas, que devem fornecer os padrões de cuidado nas Redes de Atenção à Saúde e estabelecer uma linguagem comum nos diversos pontos de atenção.

 

Na implementação da Rede de Atenção às Condições Crônicas, as diretrizes clínicas prioritárias selecionadas são: Gestante, Criança menor de dois anos, Hipertenção Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Saúde do Idoso, Saúde Bucal e Saúde Mental. Para a Rede de Atenção às Urgências, será adotado o Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco – Caderno de Atenção Básica nº 28 do Ministério da Saúde.

 

O Projeto QualificaAPSUS Ceará conta também com a padronização do instrumento para a avaliação da qualidade na APS que atribuirá os Selos Bronze, Prata e Ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados. O Selo Bronze reúne itens que visam garantir a segurança do usuário e da equipe. O Selo Prata agrupa os itens que visam o gerenciamento dos processos, com o propósito de agregar valor aos usuários atendidos e o Selo Ouro congrega os itens que visam os resultados para a comunidade.

 

Para receber os Selos de Qualidade, as Unidades Básicas de Saúde deverão cumprir um conjunto de ações, mantendo o compromisso de investir na melhoria contínua da qualidade dos serviços e práticas de saúde, assim como no fortalecimento dos sistemas de monitoramento e avaliação, instrumentos essenciais na gestão.

 

Metodologia

 

A metodologia do Projeto QualificaAPSUS Ceará tem como propósito o desenvolvimento de competências – conhecimento, habilidade e atitude – nos profissionais, com vistas ao trabalho em equipe, na Atenção Primária à Saúde (APS).

 

Em 2017, a Sesa promoverá um ciclo de oficinas estaduais, para formação de Facilitadores Regionais do Projeto, cada encontro terá carga horária de 24 horas, distribuídas em 16 horas de oficinas teórico-práticas e oito horas de formação de tutoria. Serão abordados temas específicos e de relevância, com o intuito de que os participantes conheçam as experiências exitosas, leiam e discutam os textos que apresentam os fundamentos teóricos, reflitam sobre os problemas diferenciados e a aplicação do conteúdo em suas práticas diárias para resolução das causas críticas dos problemas.

 

O público-alvo dessas oficinas serão assessores técnicos dos níveis central e regional da Sesa, coordenadores municipais da Atenção Primária, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, da Saúde Bucal e de Vigilância à Saúde.

 

Para melhor apoiar as regiões de saúde, a Secretaria promoverá um ciclo de capacitações complementares estaduais para estratificação de risco das principais condições crônicas e eventos agudos, com o intuito de capacitar profissionais das equipes de referência (Equipes de Saúde da Família), de apoio matricial (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e equipe multidisciplinar da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) para atuarem como facilitadores regionais.

 

Após o processo de adesão ao Projeto, as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) juntamente com as Referências Técnicas Regionais e os Facilitadores Regionais, conduzirão as oficinas nas regiões de saúde.

 

 

Atualizado em 18 de abril de 2017, às 15h13min.