Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca

 

Como entrar no Programa?

 

– Perfil: crianças de zero a dois anos, 11 meses e 29 dias com diagnóstico de alergia a proteína do leite de vaca.

 

Residentes em Fortaleza:

 

– Procurar Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) mais próximo à residência levando o laudo médico ou formulário e os documentos do responsável (identidade, CPF, comprovante de residência em nome do pai ou da mãe do paciente) e da criança (cartão SUS e certidão de nascimento).

– Solicitar cadastro no sistema do SUS (Fastmedic), no procedimento GASTROENTEROLOGIA – APLV e receber da UAPS um comprovante de encaminhamento de fila de espera. Aguardar o contato telefônico da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) para receber a Guia de Agendamento, onde terá o dia, local, endereço e horário do atendimento.

– Laudo médico ou formulário de entrada do programa devidamente preenchido (anexo no Protocolo Clínico – clique aqui), com descrição dos sintomas, história clínica e solicitação de entrada no programa APLV).

– O laudo médico deve ser preferencialmente de um pediatra ou gastropediatra ou alergista pediatra, podendo ser da rede SUS, particular, ou plano de saúde.

 

Importante: NÃO há obrigatoriedade de ser atendido pelo médico/a da UAPS, exceto nos casos em que não possui atendimento ou laudo com diagnóstico; NÃO há obrigatoriedade de levar ou realizar exames de sangue do/a lactente, laudo nutricional ou de assistente social.

 

 

Residentes no interior do Ceará:

 

– Procurar a Secretaria de Saúde do Município para fazer o cadastro, onde será inserido ficha de referência e documentos do paciente no sistema do SUS (FASTMEDIC) , no procedimento GASTROENTEROLOGIA – APLV. Aguardar o contato telefônico da Secretaria Municipal de Saúde para receber a Guia de Agendamento, onde terá o dia, local, endereço e horário do atendimento.

– Ficha de referência do município onde reside devidamente preenchida, assinada e carimbada por profissional médico(a) do SUS, com atesto de diagnóstico de APLV (descrição dos sintomas, história clínica e solicitação de entrada no Programa).

 

Atenção: Essa ficha de referência deverá ser fornecida pela Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde local), Policlínicas, Hospital Municipal ou Secretaria de Saúde do Município.

 

 

Principais dúvidas

 

O que levar na primeira consulta?

 

– Guia de Agendamento da consulta emitido pela UAPS ou Secretaria Municipal de Saúde de cada localidade;

– Documentos do/a lactente: certidão de nascimento, cartão SUS, caderneta de vacinação;

– Documentos do/a responsável: identidade ou outro documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência em nome do pai ou mãe do/a paciente (o comprovante de endereço pode ser um dos seguintes documentos: água, luz, internet, telefone, plano de saúde, cartão de crédito e outros).

 

 

Como ocorre o atendimento?

 

– O/a lactente será encaminhado à enfermeira, médica e nutricionista (nessa ordem), mesmo que tenha sido atendido há pouco tempo por algum profissional da rede SUS, privada ou particular.

– Quando necessário, os pais e/ou responsáveis serão orientados/a para que providenciem a atualização do calendário vacinal; ou orientado, mediante o caso, para vacinação no HIAS.

– Após os atendimentos, o/a responsável deverá receber o benefício da fórmula infantil e também retornar à recepção para agendar data dos retornos aos profissionais ou, ainda, marcação de Teste de Provocação Oral ou exames de sangue ou ser encaminhamento para algum ambulatório de especialidade do HIAS, caso prescrito pelo médico(a) do programa.

 

 

Os Centros de Referência do Programa de Alergia ao Leite de Vaca do Estado do Ceará são:

 

– Núcleo de Atendimento Médico Integrado (Nami-Unifor)

– Hospital Infantil Albert Sabin (Hias/Sesa)

– Centro de Especialidades do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)

 

Importante: Quanto ao recebimento do benefício da fórmula, o endereço de entrega é SOMENTE no Centro de Especialidades do Hospital Infantil Albert Sabin, na Rua Jorge Acúrcio, nº 807 – Vila União.

 

 

No caso de falta à PRIMEIRA consulta, como proceder?

 

– Se pacientes de Fortaleza, retornar a UAPS e fazer novo cadastro.

– Se pacientes do interior do estado, retornar à Secretaria de Saúde do Município e fazer novo cadastro.

 

 

No caso de falta à consulta de RETORNO, como proceder?

 

Paciente atendido pelo Nami/ Unifor:

Em caso de falta à consulta médica e/ou nutricional, o responsável deverá comparecer presencialmente ao Nami e solicitar a data de retorno no cartão de aprazamento.

Atenção: No dia de comparecimento para o recebimento da fórmula (após devido reagendamento) deverá trazer o atestado médico ou declaração do motivo da falta (original) para liberação do benefício da fórmula.

 

Paciente atendido pelo Hias:

Em caso de falta à consulta médica e/ou nutricional, o responsável deverá comparecer presencialmente ao hospital e solicitar a data de retorno no cartão de aprazamento.

Atenção: No dia de comparecimento para o recebimento da fórmula (após devido reagendamento) deverá trazer o atestado médico ou declaração do motivo da falta (original) para liberação do benefício da fórmula.

 

Paciente atendido pelo Centro de Especialidades – Hias:

Em caso de falta à consulta médica e/ou nutricional, o responsável deverá comparecer presencialmente ao Centro, ou via telefone ou via e-mail ( aplv@saude.ce.gov.br) e solicitar a data de retorno no cartão de aprazamento.

Atenção: No dia de comparecimento para o recebimento da fórmula (após devido reagendamento) deverá trazer o atestado médico ou declaração do motivo da falta (original) para liberação do benefício da fórmula.

 

 

Contatos

 

Consultas: (85) 98102.9560 / aplv@saude.ce.gov.br

Distribuição de Fórmulas: (85) 98208.9012 / aplvdistribuicao@saude.ce.gov.br