Exames realizados

 

 

Teste para covid-19 (RT-PCR em Tempo Real para SARS-CoV-2)

O Lacen é o principal responsável pelo diagnóstico de covid-19 no Ceará. Desde o dia 15 de março de 2020, quando passou a realizar os testes, já analisou mais de 800 mil amostras por meio da técnica de RT-PCR em Tempo Real. O objetivo do PCR é diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético do coronavírus na amostra examinada. O diagnóstico molecular no Lacen não é novidade, ele já é realizado e aplicado para a identificação de diferentes vírus e bactérias, como para o diagnóstico do zika vírus, dengue, chikungunya, meningites, melioidose, dentre outras.

 

Testes para zika

O Lacen disponibiliza três metodologias que compõem a pesquisa (PCR em Tempo Real / ELISA IgM e ELISA IgG), sendo realizadas de acordo com a data de início dos sintomas e data de coleta da amostra.

 

Testes para chikungunya

O Lacen disponibiliza três metodologias que compõem a pesquisa (PCR em Tempo Real / ELISA IgM e ELISA IgG), sendo realizadas de acordo com com a data de início dos sintomas e data de coleta da amostra.

 

Testes para dengue

O Lacen disponibiliza três metodologias que compõem a pesquisa (ELISA NS1 / PCR em Tempo Real / ELISA IgM), sendo realizadas de acordo com a data de início dos sintomas e data de coleta da amostra.

 

Triagem neonatal (Teste do Pezinho)

O Lacen disponibiliza exames para as quatro fases do Teste do Pezinho:

Fase I: Dosagem de Fenilcetonúria, Dosagem de TSH;
Fase II: Pesquisa de Hemoglobinopatias.;
Fase III: Tripsina Imunorreativa – IRT,
Fase IV: Atividade da Biotinidase e 17-OH-Progesterona.

 

Ensaios físico-químicos e microbiológicos para controle de qualidade da água para consumo humano

A Rede Lacen desempenha papel importante no controle de qualidade e segurança da água para o consumo humano. O laboratório é responsável pela análise da água nos 184 municípios do Estado para o Programa Nacional de Vigilância da Água (Vigiágua).