Avaliação de Tecnologias em Saúde

 
A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de análise das propostas de novas tecnologias, considerando os impactos clínicos, econômicos e sociais, levando-se em consideração aspectos como eficácia, efetividade, segurança, custos, custo-efetividade, entre outros.
 
Entendem-se como tecnologias em saúde:  medicamentos, equipamentos,  OPME, procedimentos clínico e cirúrgico, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte assim como programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.
 
O objetivo principal da ATS é auxiliar os gestores na tomada de decisões de uma forma que garanta os princípios de igualdade, equidade e universalidade quanto à incorporação de tecnologias em saúde, de uma forma sustentável para o sistema,  pois nem todas as inovações tecnológicas são efetivas e seguras, assim como os recursos em saúde são limitados. A ATS fornece subsídios científicos para a elaboração de diretrizes clínicas e outros protocolos de melhoria no cuidado da saúde e orienta profissionais de saúde sobre o uso apropriado da tecnologia.
 
São domínios de estudos de ATS a segurança, os custos, os impactos ambientais, sociais, éticos e legais, a efetividade, os aspectos logísticos, a eficácia e a segurança. A Avaliação de Tecnologias em Saúde envolve uma equipe multidisciplinar, formada por médico, farmacêutico, bibliotecária, administrador e economista, e por ser um processo interdisciplinar conecta três áreas importantes: a pesquisa, a gestão e a política.
 

NATS

 
O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) tem como objetivo auxiliar os gestores em saúde sobre os benefícios, riscos e custos de novas tecnologias. O serviço foi instituído pelo Ministério da Saúde nos hospitais de ensino para introduzir a cultura de ATS nas instituições. Com base em evidências científicas qualificadas, o NATS orienta a gestão do hospital sobre a inclusão ou retirada de uma tecnologia e seu uso racional.ase em evidências científicas qualificadas, o NATS orienta a direção do hospital sobre a inclusão ou retirada de uma tecnologia e seu uso racional.