Hospital Estadual Leonardo Da Vinci completa 5 anos com mais de 33 mil cirurgias realizadas

24 de março de 2025 - 17:28 # #

Assessoria de Comunicação do HELV
Texto e Fotos:Isabelle Azevedo

Cinco anos depois de ser inaugurado para tratar pacientes com covid-19, hospital é referência em cirurgias de média a alta complexidade

Reconhecido como referência em cirurgias de média e alta complexidade, o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completou cinco anos de atividades no último domingo (23). O hospital já realizou mais de 33 mil procedimentos cirúrgicos desde o início de suas atividades até fevereiro de 2025.

A unidade, adquirida para atender a população diante da emergência da pandemia de covid-19, hoje é referência em cirurgias nas áreas de cirurgia-geral, vascular, urologia, otorrinolaringologia (adulto e pediátrico), ortopedia e cabeça e pescoço.

O hospital já realizou mais de 33 mil cirurgias em cinco anos

O diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, explica que a transição do Hospital, de uma unidade voltada para o enfrentamento da pandemia para um centro de referência em cirurgia, representou um importante reconhecimento da capacidade e potencial da unidade.

“A transição de um hospital de emergência para um centro cirúrgico consolidado simboliza não apenas um momento de transformação, mas a construção de uma identidade sólida e comprometida com a excelência no cuidado à saúde. Esse processo exigiu uma grande adaptação, marcada pelo compromisso da instituição em evoluir e responder aos novos desafios”, explica.

Emídio Teixeira afirma ainda que o Helv trouxe para a comunidade e para o sistema de saúde da região, a capacidade de oferecer uma resposta rápida e eficiente às necessidades da população cearense.

“Durante a pandemia, essa resposta se traduziu na rápida mobilização e entrega do hospital para o enfrentamento da covid-19. Da mesma forma, com a redução da crise sanitária e a necessidade de diminuir a fila de cirurgias represadas, o hospital mais uma vez foi fundamental, adaptando-se para atender a essa demanda de cirurgias”.

Atualmente a unidade possui 59 leitos de UTI, 94 leitos de clínica médica e 82 leitos de clínica cirúrgica. Até fevereiro de 2025, já foram realizadas 36.660 internações, 2.003.664 exames laboratoriais e 139.866 exames de imagem. Em cinco anos, o Helv já realizou mais de 168.680 mil atendimentos ambulatoriais.

Atendimento de excelência

Paciente, operada de cálculo renal, elogia atendimento do hospital

Rita de Cássia Bezerra da Silva, 51, moradora de Fortaleza, está internada recuperando-se de uma cirurgia dos rins. Ela diz que o atendimento no Helv é muito bom. “Não tenho nada a reclamar. Desde os zeladores, que são muito atenciosos, até os técnicos, enfermeiros e médicos, todos me trataram muito bem. Se fosse para dar uma nota, seria 10,5”, afirma.

A coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico, Kelly Nóbrega, tem lembranças de inúmeras cirurgias. Para ela, a mais marcante foi quando teve uma captação de órgão em uma jovem de 22 anos. “Foi a primeira captação, quando o cirurgião pediu um minuto de silêncio em respeito a ela, pedindo a Deus que guardasse sua alma, a equipe se desmanchou em lágrimas”, conta.

A enfermeira explica que o que faz o Helv ser referência em cirurgia não está descrito apenas nos números, mas também na qualidade do serviço. “Buscamos a excelência no atendimento ao paciente cirúrgico, em consonância com a visão da nossa instituição, que é ser referência nacional em cirurgia especializada”, afirma.

Com um perfil cirúrgico consolidado, a unidade passou a ter uma nova especialidade multiprofissional: Residência em Cuidado Clínico-Cirúrgico. A analista da educação permanente do Helv, Thaís Lima, explica que a nova residência traz um olhar diferenciado para o programa, alinhando-se ao perfil atual do Helv. “Hoje, nossa unidade tem um foco maior na área cirúrgica. Dessa forma, a inserção de uma residência clínico-cirúrgica se torna essencial para fortalecer nossa missão e visão institucional”, explica.

Momento festivo dos cinco anos contou com apresentações culturais e o corte do bolo

O Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv) iniciou as comemorações do seu quinto aniversário com uma ação de solidariedade. O Helv recebeu, na última quinta-feira (20), mais uma Campanha de Doação de Sangue, uma parceria com o Hemoce. Colaboradores, familiares e acompanhantes hospitalares participaram da ação que arrecadou, ao todo, 150 bolsas de sangue.

Para celebrar de forma festiva os cinco anos da unidade, o Helv realizou nesta segunda-feira (24) um momento festivo para trabalhadores, pacientes e acompanhantes. O momento contou com apresentações musicais, homenagens e o tradicional parabéns a você. No próximo dia 27 de abril, trabalhadores da unidade participarão de uma corrida com percurso de cinco quilômetros.