Helv promove encontro científico com foco na integração multidisciplinar no cuidado ao paciente

30 de setembro de 2024 - 15:02 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
Texto e fotos: Isabelle Azevedo

A palestra de abertura, realizada na quinta-feira (26), destacou a importância do gerenciamento no “protocolo sepse”

Profissionais de diversas áreas da saúde estiveram reunidos nas últimas quinta (26) e sexta-feira (27), durante o 2° Encontro Científico Multidisciplinar do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza.

Com o tema “Sepse: integração multidisciplinar para uma abordagem eficaz no cuidado ao paciente”, os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras e oficinas de atualização sobre o protocolo do problema, além de trocar experiências com profissionais influentes em âmbito local e estadual. Os protocolos hospitalares são documentos que contêm recomendações e orientações para profissionais da saúde.

A sepse é uma disfunção de um ou mais órgãos decorrentes de infecções. Ela pode ser desencadeada por vários tipos de agentes infecciosos, como pneumonias, infecções urinárias e de pele. A doença, potencialmente grave, desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção, é um problema tratável e curável, principalmente quando percebida em seus sintomas iniciais.

A gerente de gestão do Cuidado do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Karine Girão, realizou a Palestra Magna do evento com o tema “Impactos do gerenciamento do protocolo Sepse no desfecho do paciente”. Segundo Girão, o gerenciamento é um fator fundamental para que o protocolo obtenha o resultado esperado. “Eficácia não vai chegar apenas quando fizermos o certo, mas quando acompanharmos e persistirmos no protocolo”, acrescentou.

O Helv realiza, desde 2022, o gerenciamento do “protocolo sepse” por meio de um painel de gerenciamento, em que são acompanhados os marcadores sugeridos pelo Instituto Latino-americano para Estudos da Sepse (ILAS).

Trabalhos foram avaliados pela comissão científica durante os dois dias de evento

Produção Científica

Um dos objetivos do encontro é incentivar a apresentação de trabalhos científicos e pesquisas realizadas pelos profissionais da instituição. “A ideia foi proporcionar um espaço para compartilhar descobertas e promover avanços na prática clínica”, explicou a coordenadora do Centro de Estudos do Helv, Élida Belarmino. Ao todo, foram 40 trabalhos aprovados para apresentação no formato banner e cinco trabalhos foram aprovados para apresentação oral.

O diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, pontuou que as pesquisas mostram o olhar dos diversos profissionais da unidade para as atividades desenvolvidas com esse foco no paciente. “Isso demonstra o nosso propósito, que é de promover a saúde para o bem-estar social”, destacou.