Sesa promove capacitação sobre sistema que registra internações psiquiátricas

16 de setembro de 2024 - 17:18 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Arte gráfica: Juliel Veras

A Saúde do Ceará realizou, nesta quarta-feira (11), de forma remota, a primeira de duas oficinas sobre a apresentação do Sistema de Acompanhamento das Internações Psiquiátricas (Sisacip). O objetivo é apresentar esse sistema para profissionais de todo o Estado.

A coordenadora de Políticas de Saúde Mental da Sesa, Rane Félix, explica que é fundamental que gestores e trabalhadores da Saúde Mental dos serviços públicos conheçam a plataforma. “O sistema de acompanhamento de internações psiquiátricas é uma ferramenta de gestão em saúde mental para aprimorar a transparência dos indicadores relacionados à saúde mental e elevar a qualidade no cuidado aos usuários do SUS do Ceará”, explica.

A próxima capacitação ocorre na próxima terça-feira, dia 17 de setembro.

O Sisacip foi instituído pela Sesa com o objetivo de acompanhar as internações em todo o Estado e obter indicadores de saúde mental. Por meio desse sistema, é possível fazer um monitoramento das internações nos hospitais psiquiátricos e leitos de saúde mental em hospitais gerais articulando com Centros de Atenção Psicossocial (Caps), evitando reinternações.

Setembro Amarelo

A apresentação faz parte da programação do Setembro Amarelo, que é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se discutir saúde mental, além de promover ações de prevenção ao suicídio. Durante todo o mês, a Sesa realiza programação sobre o assunto.

Leia também: Secretarias da Saúde e da Cultura do Ceará firmam parceria para ampliar ações em prol da saúde mental