Grávidas ganham pintura artística na barriga e sessão de fotos no Hospital Geral Dr. César Cals

31 de julho de 2024 - 09:25 # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Mães participam de pintura gestacional antes do parto

Já estava tudo pensado para o ensaio fotográfico de Carla Ellen Sousa Gomes (25), ainda no mês de julho, após o chá revelação que confirmou que ela será mãe de uma menina, Mavi. Os planos precisaram ser mudados e ela foi internada no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), após uma avaliação no dia 13 de julho, que detectou pressão alta. Mas o desejo de fazer as fotos continuou. E deu certo. Uma ação planejada pela equipe multiprofissional do HGCC proporcionou pintura gestacional e uma sessão de fotos para ela e outras gestantes da unidade.

A pintura gestacional é feita com tintas à base de água, sem substâncias que façam mal às mães e aos bebês. Os desenhos feitos na barriga da grávida representam momentos da vida da criança no ventre, como onde ela está localizada e a posição em que se encontra. Carla conta que manifestou o desejo de fazer a pintura para uma enfermeira da equipe, bem como as fotos. Em seguida, falou também com o psicólogo que faz seu acompanhamento. “Eu conversei com o psicólogo e ele falou que veria a possibilidade de realizar a ação”, lembra.

A pintura na barriga de Carlla Ellen representou a pequena Mavi

Ao saber do desejo da gestante, a equipe se mobilizou para realizá-lo. “Elas têm esse interesse de fazer essas fotos e não têm um tempo oportuno antes do internamento. Quando elas estão perto do parto, a gente faz essa ação de pintar a barriga, utiliza tintas apropriadas para a pele”, descreve Sabrina Stefanne Viana Ramos, residente de Enfermagem Obstétrica.

Carla Ellen manifestou o desejo de fazer a pintura gestacional e sessão de fotos

A ação proporciona paz, tranquilidade, relaxamento e ainda realiza o desejo das gestantes. “É muito especial para a gente. Eu queria muito ter esse momento, juntamente com a minha bebê. É único na vida de uma pessoa, de uma mãe que realmente quer ser mãe, valorizar o filho, porque eu estou aqui por ela”, declara Gomes.

Inspirada no desejo da companheira de enfermaria, Isabela Oliveira também participou da ação

Inspirada pelo exemplo da companheira de enfermaria, Isabela Oliveira Pordeus, 27, também quis participar do momento. Com 36 semanas de gestação e internada desde o dia 14 de julho por conta de trabalho de parto prematuro, ela conta que achou tudo maravilhoso. “É a primeira vez que eu faço isso. Uma experiência única. E para a última gestação, é ótimo”, pontuou.

O momento especial fica marcado na vida da gestante

O ensaio foi realizado de forma voluntária pelo fotógrafo Thiago Freitas, da equipe de comunicação do hospital, e as fotos foram encaminhadas para a equipe multiprofissional, que se encarregou de repassá-las às mães.

Segundo a enfermeira Sabrina Stefanne Viana Ramos, a pintura gestacional é uma ação que favorece a gestante e promove sensações únicas e que ficarão marcadas na memória. “É algo a mais que o profissional pode fazer, além da assistência. Elas se sentem fragilizadas por estarem no internamento, tem a questão do parto prematuro, ou seja, ficam receosas. Então essa ação promove a autoestima e uma sensação de bem-estar. E elas vão guardar essa recordação para sempre.”, afirma Ramos.

LEIA TAMBÉM: Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno terá abertura estadual no Hospital César Cals