Com modelo exitoso, Saúde do Ceará recebe visita de representantes da Bahia para troca de experiências sobre consórcios públicos

10 de julho de 2024 - 08:35 #

Texto e fotos:Evelyn Ferreira

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebe, até quarta-feira (10), uma equipe de representantes da saúde estadual da Bahia para a troca de experiências sobre gestão de consórcios públicos em ambos os estados. O modelo cearense, reconhecido em âmbito nacional, está entre os fatores que motivaram a visita.

Segundo a coordenadora de gestão dos consórcios públicos de saúde da Sesa, Bárbara Lotife, o intercâmbio de informações com a comissão de gestores baianos é frequente. “Eles se espelharam nesse modelo de gestão, nessa política consorcial, para iniciar esse processo no estado da Bahia”, afirma.

Os integrantes da comitiva participaram, nesta terça-feira (9), de uma roda de conversa com a Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade) da Sesa, a Coordenadoria de Gestão dos Consórcios Públicos de Saúde do Ceará (Cocps), a Superintendência da Região de Fortaleza (Srfor), a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotec) e a Superintendência Jurídica (SPJUR).

Coordenadora de gestão dos consórcios públicos de saúde da Sesa, Bárbara Lotife

Além disso, até o final do encontro, os representantes da Bahia farão visitas técnicas à Policlínica Regional Senador Almir Pinto (Maracanaú), ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) José Marcelo de Holanda, em Baturité, e ao Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Pacajus.

Marcos Pereira, coordenador estadual dos consórcios da Bahia, se mostrou satisfeito com o encontro. “É uma alegria a gente viver essa experiência no Ceará. É sempre uma inspiração, a gente sempre bebe dessa fonte. Na Bahia, em alguns aspectos, a gente conseguiu avançar e essa troca de experiência, no nosso entendimento, faz crescer e acertar cada vez mais em relação à política de assistência à saúde. Voltamos para a Bahia com o sentimento de gratidão e que aprendemos muita coisa”, comenta.

Bárbara Lotife também comenta que a visita deste ano, além da partilha de conhecimentos, tem como objetivo apresentar o projeto “Fios de Amor”, desenvolvido na Bahia, que consiste na obtenção de doação de cabelos virgens para transformá-los em perucas para mulheres diagnosticadas com câncer de mama. “O estado da Bahia nos presenteou com essa vinda aqui para o Ceará. Eles vieram tanto para essa troca de experiência como para fortalecer o que já vem sendo discutido durante todos esses anos”, diz.

Marcos Pereira, coordenador dos Consórcios de Saúde da Bahia

Consórcios Públicos de Saúde

Os Consórcios de Saúde no Ceará foram criados nos anos de 2009 e 2010 com o objetivo de fortalecer e aprimorar a gestão de serviços de saúde, a partir da cooperação entre municípios e Estado. No total, são 21 consórcios no Ceará, com objetivo de administrar policlínicas e Centros de Especialidade Odontológicas (CEOs) que atendem regiões específicas do Estado.