Secretaria realiza encontro para aperfeiçoar ações de saúde pública e respostas às emergências sanitárias

29 de maio de 2024 - 18:02 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Arquivo pessoal

Técnicos da Rede Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde estiveram reunidos para discutir processos de vigilância em saúde e resposta às emergências sanitárias

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nos dias 28 e 29, o 2º Encontro de Imersão da Rede Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/CE). A iniciativa promove discussões relacionadas à saúde pública, aprimoramento dos processos de vigilância e respostas às emergências sanitárias, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

O encontro contou com a presença de técnicos dos Centros de Informações estadual, regional e municipal, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e de gestores das Superintendências das Regiões de Saúde (SRS).

“Trabalhamos estratégias e contrução de planos de ações para vigilância nos eixos de preparação, vigilância e resposta, de maneira intersetorialidades. Já o primeiro encontro da Rede aconteceu em junho de 2023 e trouxe aulas expositivas sobre ferramentas de uso cotidiano nos processos de trabalho, como produção de gráficos e modelos de relatórios, além da exposição de experiências regionais“, conta a assessora técnica da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), Kamilla Carneiro.