Workshop sobre Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública é realizado nesta sexta-feira (3) em Limoeiro do Norte

3 de maio de 2024 - 16:53 # # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto e fotos: Fátima Holanda

Workshop sobre Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública foi realizado em Limoeiro do Norte

Ocorreu, na manhã desta sexta-feira (3), o Workshop sobre Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública. Realizado pela Superintendência da Região de Saúde do Litoral Leste, o evento reuniu gestores de órgãos estaduais e municipais para discussões sobre emergências na região. O encontro se deu no auditório do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O workshop teve como objetivo planejar cenários no que se refere à preparação, à vigilância e à resposta às emergências em saúde pública. Para a superintendente da Região de Saúde do Litoral Leste, Mere Benedita, “há uma necessidade de discutir esse assunto, principalmente o que pode ser prestado em termos de assistência às famílias afetadas pelas fortes chuvas na região”.

O coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, Luciano Quental, esteve presente no evento. Na oportunidade, ele apresentou o funcionamento do órgão. “Discutimos vários aspectos dos planos de contingência para que possamos fazer um planejamento para atender melhor as solicitações às emergências em saúde pública”, disse.

O evento reuniu gestores de órgãos estaduais e municipais

“A gente percebe que a maioria dos municípios da região do Vale do Jaguaribe já possui plano de contingência aplicado à resposta em emergência de saúde pública e vigilância. Isso já serve como um princípio para que as coordenadorias municipais de proteção e defesa civis sejam fortalecidas”, enfatiza o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, capitão André Sousa.

Emergência em Saúde Pública é uma situação que pode mostrar o potencial ameaça à saúde da população, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida, alteração no padrão clínico epidemiológico das doenças conhecidas e desastres naturais.