Hospital Regional Norte realiza acompanhamento ambulatorial após alta de UTI

16 de abril de 2024 - 16:10 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes

Pacientes que tiveram longos períodos de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) podem apresentar a médio e longo prazo problemas de mobilidade, distúrbios respiratórios e até acometimentos psicológicos. Pensando no acompanhamento desses pacientes, o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Sobral, mantém o ambulatório pós-alta das UTIs adulto 3 e 4. Eles são acompanhados periodicamente por uma equipe multiprofissional. O serviço é oferecido também em outras unidades da Rede Sesa.

“Os pacientes são reabilitados do ponto de vista motor, psicológico e, no seguimento, do ponto de vista médico. Esses pacientes serão atendidos após um mês, seis meses e 12 meses para que esse acompanhamento seja adequado e as patologias ou complicações esperadas da terapia intensiva sejam minimizadas e nós possamos oferecer a eles o melhor tratamento possível”, ressaltou o médico das UTIs adulto 3 e 4, Ronaldo Graça.

A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais, que atendem a partir das necessidades específicas de cada pessoa.

A aposentada Maria Odete Melo, 68, proveniente de Cariré, é uma das pacientes acompanhadas pelo ambulatório

O médico destacou que o projeto-piloto, implantado este ano, deverá ser expandido para outras unidades de UTI do HRN. Serão avaliadas neuropatias, a força do paciente, desafios para andar, quadros de desorientação ou alteração de comportamento. “Ao longo dos atendimentos vamos vendo a terapêutica do paciente”, completou.

Uma das pacientes acompanhadas pelo ambulatório é a aposentada Maria Odete Melo, 68, proveninente de Cariré. A paciente teve complicações respiratórias e precisou passar pouco mais de um mês na UTI do HRN. “Acho importante para a minha recuperação total”, disse.

O motorista Caique Ferreira do Nascimento, 34, passou dois meses internado na UTI do HRN após complicações de uma apendicite. Agora ele está sendo acompanhado pelo ambulatório pós-alta para auxiliar na superação de problemas psicológicos e comportamentais. “Espero melhorar em algumas questões no meu comportamento”, ressalta.

O motorista Caique Ferreira do Nascimento, 34, está sendo acompanhado pelo ambulatório pós-alta para auxiliar na superação de problemas psicológicos e comportamentais