Saúde do Ceará empossa novos cardiologistas

5 de março de 2024 - 17:29 # #

Texto:Fernanda Teles
Fotos: Thamires Oliveira

Os novos cardiologistas empossados atuarão no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) empossou, na manhã desta terça-feira (5), os novos médicos cardiologistas nomeados no último dia 22 de fevereiro pelo Governo do Ceará. Os profissionais foram aprovados no último concurso e atuarão no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM).

Grávida de 37 semanas da Maria Eduarda, a cardiologista Emanuele Tavares, 32, não escondeu a emoção de estar sendo empossada como servidora pública pela primeira vez em sua trajetória profissional. “Este momento é um presente para mim e para a minha filha. Fui formada pelo Hospital de Messejana, onde fiz minha residência médica, e já trabalho como médica desde 2021. O HM é a minha segunda casa. Estou muito feliz com a possibilidade de trabalhar agora com mais tranquilidade e segurança como estatutária, servindo ao povo do Ceará e com total prioridade aos meus pacientes”, diz.

A cardiologista Emanuele Tavares, 32, foi uma das novas servidoras que tomaram posse

Dos 60 médicos convocados, 39 já tomaram posse. Para o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Lauro Perdigão, o chamamento dos profissionais representa um grande passo do Governo do Ceará para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. “Desejamos que todos possam desempenhar suas funções com competência e dedicação, contribuindo assim para fortalecer o serviço do Hospital de Messejana e aprimorando a assistência dos pacientes da unidade”, afirma.

A solenidade de posse dos novos servidores contou ainda com as presenças da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Paíta Façanha; do coordenador da Rede Assistencial e Especializada da Sesa, Manoel Pedro Guedes e do superintendente da Região de Saúde de Fortaleza, Ícaro Borges.

Ambientação abordou direitos e deveres do servidor público

Na tarde desta terça-feira (5), a Coordenadoria de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas (Cogep) da Sesa promoveu a ambientação dos cardiologistas no auditório Waldir Arcoverde. A ação teve abertura realizada pela coordenadora da Cogep, Ângela Araújo, e apresentou a estrutura da Rede Sesa e assuntos relacionados aos direitos e deveres do servidor público. Além disso, os profissionais tiveram acesso a informações sobre assuntos como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estágio probatório, financiamento de cursos, dentre outros temas.

O médico e assessor da Superintendência da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR), Lino Alexandre, foi responsável pela palestra de abertura da ambientação dos novos cardiologistas

A programação da ambientação contou ainda com a palestra “SUS e o Sistema de Saúde no Ceará” que foi ministrada pelo médico e assessor da Superintendência da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR), Lino Alexandre. “Apresentamos um olhar construtivo do SUS e da política regional de Saúde, bem como de sua interiorização. Acreditamos ser de fundamental importância que esses novos servidores compreendam a missão, a visão e os valores da Sesa, dentro de um processo de resposta que eles precisam dar à população cearense”, ressalta.