Hospital Estadual Leonardo Da Vinci recepciona primeira turma de residência médica

1 de março de 2024 - 16:19 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
Texto e fotos: Isabelle Azevedo

Residentes médicos foram apresentados à estrutura e aos protocolos do Hospital

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, na manhã desta sexta-feira (1º), a primeira turma do Programa de Residência Médica. A capacitação dos novos especialistas será nas especialidades de clínica médica e de terapia intensiva.

Os estudantes foram acolhidos pela direção do Helv, por membros da Comissão de Residência Médica (Coreme) e pelo Centro de Estudos. O diretor-geral Emídio Teixeira destacou a importância de uma parceria entre residentes e o hospital para esta primeira turma. “É uma construção. Quero que vocês construam conosco este momento. É a primeira turma, nossa primeira experiência com residência. O que precisa ser melhorado, vamos fazer no dia a dia. A assistência está muito ansiosa para receber vocês, porque é um marco, é um crescimento e um reconhecimento para o nosso hospital”, destacou.

A coordenadora do Centro de Estudos do Helv, Élida Belarmino, destaca que é parte do objetivo do Helv ser um formador de especialistas. “Essa primeira turma é o início desse movimento”, afirma. Para este ano, o hospital deverá receber ainda estudantes de sete especialidades da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, com previsão para iniciar em abril.

A duração do programa de residência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) será de três anos, enquanto o de clínica médica será de dois anos. Ao todo, são 4 profissionais selecionados para o programa.

Turma de residentes foi acolhida em evento nesta sexta-feira (1º)

Acolhida

O médico Mateus Costa Melo, 30, residente da Terapia Intensiva, diz-se muito contente com a recepção. “Fiquei muito feliz com a estrutura do hospital. Estou vendo que todo o serviço está muito bem organizado. Fico feliz em ter aproveitado essa oportunidade”, pontua.

Já a residente Aline Magalhães, 42, aponta estar orgulhosa de fazer parte da primeira turma de residência médica do Helv. A profissional irá se especializar em terapia intensiva. “Eu não conhecia presencialmente o Leonardo Da Vinci, mas tinha ótimas referências dele, inclusive no atendimento dos pacientes durante a pandemia. Tinha muita curiosidade para conhecer e realmente já esperava que fosse um hospital com uma capacidade, tanto científica como técnica, associada ao atendimento naquele período [da covid-19] que tivesse evoluído. Fiquei bastante feliz quando vi o crescimento do hospital. Estou muito satisfeita com a acolhida”, afirma Aline.

A integração dos residentes foi um momento especialmente emocionante para a médica Karolynne Souza, 28, que vai atuar na clínica médica. A profissional já atua no Helv há três anos, desde a pandemia de covid-19, como médica reguladora do Núcleo Interno de Regulação (NIR). “Eu era médica de saúde da família e acabei escolhendo vir para cá para atuar na pandemia. Foi onde eu cresci profissionalmente, foi onde eu saí de uma pouca experiência para atingir campos inimagináveis. Acabei me vinculando muito emocionalmente com o hospital e profissionalmente também, foi onde eu realmente cresci, e onde eu me reconheci realmente como profissional. Tornar-me, assim, primeira residente é uma honra e uma emoção muito grande. Está sendo um dia especial”, destaca.