Vasectomia: pacientes podem marcar procedimento diretamente no Hospital Geral Dr. César Cals

28 de fevereiro de 2024 - 11:30 # # # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

Além do primeiro atendimento com o médico, o paciente também passa pelo Serviço Social e Psicologia

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), oferece à população cirurgia de vasectomia por meio da livre demanda. Para ser beneficiado, o interessado deve se dirigir diretamente ao Setor Ambulatorial da Unidade Hospitalar, no centro de Fortaleza.

De acordo com o médico urologista Francisco Mesquita, a vasectomia é um método de esterilização masculina realizado por meio de um procedimento cirúrgico simples, fácil, rápido e que dura, em média, 20 minutos. “É uma cirurgia sem grandes riscos e que não precisa de internação”, resume. Sobre o preconceito com o procedimento e o medo de ficar impotente ou de perder a libido, Mesquita explica: “a vasectomia mexe unicamente com o ducto deferente, canal em que passam os espermatozoides. Não altera a libido e nem mexe com a potência de ninguém”, tranquiliza.

Para o coordenador do serviço de Urologia do HGCC, Humberto Madeira Barros, atualmente, observa-se um desejo nos homens em realizar o procedimento. “Eles querem ter um maior planejamento familiar, evitar ter mais filhos”, afirma. Segundo o médico, após o procedimento, “é necessário um repouso das atividades físicas de até sete dias, alimentação sem restrição e relação sexual após sete dias ou quando não apresentar mais dor”, orienta.

O programador Eriton Almeida, de 39 anos, morador do município de Pacajus, prepara-se para fazer a vasectomia. Segundo ele, a decisão pela esterilização veio por achar mais fácil e viável, quando comparado à laqueadura da companheira. “Achei tudo organizado, rápido. Só não sabia que precisaria voltar para o atendimento psicológico para depois marcar o procedimento”, diz.

Quem detalha esse passo a passo é a assistente social do HGCC Kelmy Eminely. Ela explica que o paciente interessado deve procurar o Anexo do HGCC munido de CPF, carteira de identidade (RG) e comprovante de residência atualizado. “Após a primeira consulta com o urologista, o paciente é encaminhado ao Serviço Social e à Psicologia”, detalha. O procedimento é feito no prazo mínimo de 60 dias.

Legislação

O acompanhamento psicológico é uma diretriz da Lei Federal nº 9.263/1996, que orienta ações de atenção sexual e reprodutiva nos serviços de saúde do País, incluindo a contracepção. Ter certeza dessa decisão é muito importante, pois a legislação deixa claro que o Sistema Único de Saúde (SUS) não oferece a cirurgia de reversão, em caso de arrependimento.

Requisitos

Para estar apto à vasectomia, o homem deve ter plena consciência de sua escolha, além de ter, no mínimo, 21 anos de idade ou ter pelo menos dois filhos vivos. O paciente pode optar ainda pela vasectomia em caso de risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro filho.

O Centro de Ambulatórios do HGCC funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Serviço:

Atendimento segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 17h
Setor: Serviço Social
Documentos necessários: CPF, RG e comprovante de residência atualizado
Local: Centro de Ambulatórios do Hospital Geral Dr. César Cals (Avenida Imperador, 372, Centro – Fortaleza/CE)