Casa de Cuidados do Ceará realiza baile de Carnaval para pacientes com bloco Camaleões do Vila

8 de fevereiro de 2024 - 15:03 # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto e fotos: Márcia Catunda

CCC proporciona alegria a pacientes com baile de Carnaval

Já é Carnaval na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Com a presença da bateria do bloco Camaleões do Vila, a manhã desta quinta-feira (8) foi de muita animação para pacientes, colaboradores e funcionários.

O sentimento de nostalgia prevaleceu para a cuidadora Emmanuela Couto, que irá passar o Carnaval com a mãe, internada na CCC. “Nós ficamos muito emocionadas com a apresentação. A música nos trouxe muitas lembranças, minha mãe, antes de ficar internada, gostava muito desse período, sempre íamos aos bailes juntas. O Carnaval e o samba foram tão presentes na minha vida, tanto que hoje sou professora de dança”, conta.


Bateria Camaleões do Vila proporciona animação a pacientes, cuidadores e colaboradores da CCC

Para Leandro Marechal, mestre de bateria Camaleões do Vila, a música tem o poder de aliviar dores e resgatar sentimentos. “Essa apresentação é uma troca de energia, saber que estamos ajudando essas pessoas torna o dia mais leve e traz muito aprendizado. Eu acredito no poder da música, de resgatar sentimentos, transmitir energia e cura, aquilo que não conseguimos transmitir em palavras, conseguimos transmitir através da música”, explica.

Grupo Camaleões do Vila animou a manhã dos pacientes e equipe da CCC

A fonoaudióloga da CCC, Ivna Brasil, é uma das integrantes da bateria. Para ela o sentimento que prevalece é de gratidão. “ Estou muito feliz em poder proporcionar a alegria que eu sinto ao tocar para essas pessoas, podendo aliar trabalho com lazer. O sorriso delas é o nosso maior reconhecimento”, conclui.

Projeto Sensações levou cardápio especial para pacientes na manhã desta quinta-feira (8)

Na ocasião também foi realizado o projeto “Sensações”, que busca proporcionar aos pacientes prazer, nostalgia e alegria através das memórias ocasionadas pelo paladar dos alimentos. Ele é voltado àqueles que estão em processo de reabilitação fonoaudiológica e se alimentam de forma oral ou por dieta mista (sonda e via oral). O cardápio oferecido foi elaborado sob supervisão da equipe de Nutrição e Fonoaudiologia, além dos copeiros. O foco principal foi a hidratação, por isso a equipe caprichou na água de coco, sucos e demais líquidos.