Hospital Geral Dr. César Cals forma 12 novos residentes multiprofissionais

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

Encerramento da 9ª turma ocorreu na última segunda-feira (5)

A emoção tomou conta da cerimônia de encerramento da 9ª turma do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) na última segunda-feira (5), no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O evento, realizado no Auditório II do Centro de Estudos, no Anexo do equipamento, reuniu residentes, preceptores, representantes do Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa Professor Otho Leal Nogueira (CEAP) e as direções médica e técnica do HGCC.

Em seu momento de agradecimento, a enfermeira Maria Eduarda Lima se emocionou ao lembrar dos desafios e barreiras que precisou superar para concluir esse ciclo. O momento era de gratidão. “O HGCC é uma escola. Ele nos prepara para todas as situações em função da grande demanda e por ser um hospital terciário de alto risco. Quando a gente vai para os outros hospitais, a gente percebe o quanto é enriquecedor fazer a residência no HGCC”, compartilha.

De acordo com Sueli Albuquerque, coordenadora do Programa Uniprofissional de Enfermagem Obstétrica da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a Resmulti sofre influência das políticas norteadoras da instituição. “A gente trabalha não só a especialidade, mas também a formação desse profissional residente, atuante no Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa perspectiva, os nossos residentes são formados não só com o olhar da sua especialidade, mas com um olhar multiprofissional e que engloba toda a essência do SUS”, explica.

As Residências em Saúde constituem uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu e buscam promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o SUS

Para a gestora, o HGCC traz para os residentes a vivência da alta complexidade, da gestão de alto risco e um olhar para os mais diversos casos e a Residência Uniprofissional, por sua vez, traz a potencialidade das boas práticas do parto, que coloca a mulher no protagonismo do seu momento. “Dentro de um cenário de referência, em um ambiente terciário, ações como essas humanizam o atendimento, trazem a oportunidade de a gente conseguir vivenciar um tratamento realmente humanizado”, reflete.

Nesta edição, 12 profissionais nas áreas de Enfermagem obstétrica e neonatal, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social, com ênfase em Obstetrícia e Neonatologia, concluíram a Residência

A Resmulti integra um convênio entre o HGCC e a ESP/CE, unidade também integrante da Rede Sesa. O financiamento é garantido pelo programa de Residência em Saúde do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e tem duração de dois anos. Nesta edição, 12 residentes nas áreas de Enfermagem obstétrica e neonatal, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social, com ênfase em Obstetrícia e Neonatologia.