Cerca de 500 novos servidores tomam posse na Secretaria da Saúde do Ceará

23 de janeiro de 2024 - 16:35 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Fotos: Levi Aguiar

A titular da Secretaria de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi), Paíta Façanha, destacou a importância do chamamento desses novos profissionais

Mais 482 novos estatutários, entre médicos e profissionais das áreas administrativa e assistencial, tomam posse até a próxima quinta-feira (25) na Secretaria da Saúde do Ceará. Eles atuarão em 14 unidades hospitalares e no Nível Central da Rede Sesa. O atendimento teve início na segunda-feira (22) e está sendo realizado nos auditórios do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) e Waldir Arcoverde, por ordem de chegada e com utilização de senhas. 

A titular da Secretaria de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi), Paíta Façanha, destaca a importância do chamamento desses novos profissionais. “Esse é um momento de muita emoção para eles, que estarão ingressando na área sonhada. Para nós, é mais do que uma necessidade, porque precisamos ter em nossos quadros pessoas capazes, com garra e com vontade de assegurar qualidade de vida”, disse. 

Os servidores fazem parte da terceira convocação de 2023 e encerram a primeira etapa da incorporação dos aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário. Ao todo, duas mil pessoas foram convocadas ao longo do ano passado: 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Mais de três mil profissionais serão convocados nos próximos três anos, sendo mil em 2024, mil em 2025 e 1.311 em 2026. 

A programação destinada aos concursados segue nos dias 29 e 30 de janeiro, quando haverá um acolhimento durante todo o dia, na Escola de Saúde Pública do Ceará, no Meireles. Serão repassadas informações sobre direitos, deveres, funcionamento da Secretaria, organograma, Código de Conduta Ética do servidor, relatos de experiência, entre outras.

O médico Ezequiel Parente foi um dos profissionais que tomaram posse nesta segunda-feira (22)

O médico urologista e cirurgião-geral Ezequiel Parente foi um dos profissionais que tomaram posse nesta segunda-feira (22). Essa foi a sua primeira aprovação em concurso público, após dez anos na Medicina. “Sinto um misto de ansiedade para começar e felicidade por poder trabalhar nessa área, especialmente no Hospital de Messejana, uma unidade que tive pouco contato nesses anos como médico”, declarou.

A técnica em enfermagem Ana Paula Sousa sonhava em ingressar como servidora da Saúde do Ceará há 17 anos

A técnica em enfermagem Ana Paula Sousa, que também será alocada no Hospital de Messejana, externou sua emoção com a conquista. “Já sou concursada no Hospital de Maranguape, mas sonhava em ser servidora do Estado há 17 anos. Tentei na última seleção, mas não consegui ser aprovada. Estou ansiosa para iniciar porque considero a Enfermagem a minha missão de vida, desde muito jovem”, relatou.