Janeiro Branco: Casa de Cuidados promove atividades no mês de janeiro com foco na saúde mental

5 de janeiro de 2024 - 11:21 # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto e fotos: Márcia Catunda

Grupo Letras e Sentimentos trabalha versos de músicas com os pacientes

Janeiro começou com novidades na Casa Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Saúde do Ceará. As equipes de Psicologia e Terapia Ocupacional promovem atividades durante todo esse mês, abordando a temática da Saúde Mental. As ações fazem parte dos grupos “Conexão” e “Letras e Sentimentos” e são realizadas todas as terças-feiras e quintas-feiras no período da tarde.

O objetivo do Grupo Conexão é favorecer a cooperação, promover melhorias do nível de memória, do humor, além de retardar o declínio cognitivo e aumentar o nível de autonomia.

O grupo iniciou a programação no dia 2 de janeiro com uma oficina terapêutica em que foi abordado o tema “sinais de alerta sobre a saúde mental”. A oficina abordou as preocupações do cotidiano e o que cada um faz para lidar com essas questões. Alguns pacientes relataram que fazem artesanato, cuidam de plantas, assistem TV, entre outras atividades. Após a roda de conversa, os participantes confeccionaram objetos decorativos com frases motivacionais sobre saúde mental.

“Foi um momento bom para refletirmos sobre questões de nossa vida, gostei do debate sobre a Saúde Mental e da prática com a escolha da frase que a gente mais se identifica”, diz o paciente Edson Farias dos Santos.

O Grupo Conexões promoveu ações com frases que trazem reflexões

No dia 9, será promovida uma atividade terapêutica com uso de música. Já no dia 23, será realizada uma atividade com foco na reabilitação motora. Encerrando a programação, no dia 30 de janeiro, a técnica usada será de contoterapia, em que será utilizado um texto explorando a moral da história.

Outro grupo de humanização na CCC é o Letras e Sentimentos, cujo objetivo é estimular a própria expressão dos sentimentos a partir da letra da música executada. “A música ajuda a relaxar, estimula a criatividade, auxilia na insônia e alivia o estresse”, pontua Hellany Gomes, psicóloga da CCC.

“Buscamos promover uma programação em que pudéssemos abordar a campanha do Janeiro Branco de forma lúdica e interativa, promovendo momentos de relaxamento e interação entre os pacientes e cuidadores, sendo uma oportunidade de estreitar os laços e, claro, ajudar no tratamento”, acrescenta Ariana Matias, também psicóloga do equipamento.

Tanto a música como a leitura são práticas aliadas da saúde mental, pois podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo melhoria da memória e da concentração. Além disso, também podem aumentar a empatia, pois permitem enxergar o mundo por outros olhos.

“Todas essas atividades promovem a socialização, a reflexão crítica, o desenvolvimento cognitivo e o autoconhecimento. A escolha das atividades é estratégica, pois buscamos trazer aquilo que venha a contribuir para a qualidade de vida do paciente”, destaca Gardênia Leão, terapeuta ocupacional da Casa.