Primeiro dia do Encontro de Imunização traz debate sobre a mobilização pela cobertura vacinal

12 de dezembro de 2023 - 17:38 # #

Assessoria de Comunicação Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Ascom Sesa

Encontro de imunização segue até esta quinta-feira (13)

A Saúde do Ceará realizou, nesta terça (12), o primeiro dia do Encontro de Imunização. O evento, que tem o objetivo de promover a comunicação e a mobilização social sobre o tema, segue, até esta quarta-feira (13), no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, representou a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Coelho, no evento. Em sua fala, destacou que é tempo de recuperar a cobertura vacinal infantil e combater a desinformação.

“Esse ano, demos bons passos, porque as campanhas de multivacinação foram bem sucedidas, mas não podemos parar. Temos que ser firmes no que diz respeito à vacina e ser capazes de ter argumentos, porque tivemos prejuízos, especialmente com os mais vulneráveis: a população infantil. Existe a hesitação vacinal e, mesmo sem efeitos colaterais e vacinas extremamente seguras, a cobertura ainda está baixa nesse público”, disse.

Também compuseram a mesa de abertura do evento o deputado estadual Renato Roseno (Psol), a analista em Saúde da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Ana Kézia Cunha, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems – CE), Rilson Andrade e o chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar.

A programação, voltada para profissionais e gestores da Saúde e Educação, incluiu vários blocos de debate sobre diversos, como o cenário atual da vacinação, a importância da atenção primária, e as parcerias e a comunicação como ferramentas de mobilização. No roteiro do encontro, ainda conversas sobre a vigilância no contexto da imunização, o desenvolvimento neurocognitivo infantil e o impacto da pandemia da covid-19.

O Zé Gotinha marcou presença no encontro e os superintendentes das Regiões de Saúde receberam o figurino do personagem ícone da vacinação no Brasil para utilizarem como estratégia nas próximas campanhas.

Secretário frisou os avanços alcançados com a vacinação, mas também o combate a desinformação

Balanço da imunização

A titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu), Ana Karine Borges, também apresentou um balanço sobre as campanhas de vacinação mais recentes e avalia as estratégias de forma positiva. “Na campanha de multivacinação, ao todo, foram aplicadas 339 mil doses de vacinas de vários tipos e tivemos 443 mil cadernetas analisadas. Já nessa intensificação da vacinação em dezembro, aproveitando as férias escolares, tivemos uma boa adesão, com mais de 140 municípios participando e teremos mais um dia D em algumas cidades, no dia 16. Parabenizo a todos os municípios, especialmente na execução do microplanejamento”, destacou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Jaguaribe, Sibele Góes, participou do primeiro dia de encontro e acredita que esse será um momento de bastante aprendizado. “Estamos vendo as experiências, mostradas nos debates e aprendendo mais, para que possamos manter erradicadas as doenças preveníveis por vacinas. O desafio maior ainda é o combate às fake news. Nesse trabalho, a informação é fundamental”.

Para o gestor Antonio Silva Lima Neto, a estabilidade das coberturas vacinais passa pela defesa da informação. “Temos que fazer essa reflexão, usando novas estratégias para que possamos voltar à normalidade”.