Hospital César Cals inaugura sala exclusiva de acolhimento a mulheres vítimas de violência

11 de dezembro de 2023 - 10:08 # # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

A sala foi pensada para garantir acolhimento e escuta qualificada

Um ambiente acolhedor e de escuta, que em nada lembra um consultório hospitalar. Assim é Sala de Acolhimento a mulheres vítimas de violência que passa a funcionar em ambiente novo e restruturada, no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a partir desta terça-feira (12), às 9h. O local foi pensado e preparado para proporcionar conforto num momento delicado e de vulnerabilidade. A proposta é garantir segurança, tranquilidade, exclusividade e sigilo às pacientes.

O espaço, localizado no setor ambulatorial, na Avenida Imperador, nº 372, Centro, é mais uma ação do programa Vitória-Régia, integrante da Rede Estadual de Atenção a Mulheres, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência – Pontos de Luz. O objetivo é promover o atendimento integral e especializado a vítimas de violência sexual e doméstico, de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.

Conforme explica a assistente social, Maria Delfino da Silva, a nova sala de atendimento exclusivo, é uma ampliação e uma conquista do projeto. “O Hospital se preocupou e teve o cuidado de oferecer esse espaço, de acordo com as diretrizes que preconizam o atendimento direcionado à mulher em situação de violência. O HGCC é uma das instituições que recebe e que executa as ações da rede Pontos de Luz. Esse espaço faz parte da política de atendimento a mulheres em situação violência doméstica e sexual”, afirma.

Como assistente social do programa, Maria Delfino se diz realizada em fazer parte da equipe. “Estar hoje no Vitória-Régia é uma satisfação profissional, por estar exercendo essa função. Enquanto mulher, é muito importante saber que temos um equipamento e um espaço não só de protocolos. Nós somos principalmente de acolhimento e escuta”, pontua

Ambiente acolhedor exclusivo para mulheres vítimas de violência

Atendimento

As mulheres acolhidas nesse ambiente reestruturado serão aquelas em que o ato de violência foi praticado há mais de 72 horas. As que não se encaixam nesse perfil são atendidas na Emergência do HGCC, para procedimentos de profilaxia. Em todos os casos, elas são acompanhadas, por até seis meses, por uma equipe de profissionais preparada, como assistentes sociais, médico, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e psicólogos. Ao chegar ao Hospital César Cals, basta informar que veio para o atendimento do programa Vitória-Régia. A assistente social é acionada e informa à equipe responsável para fazer o atendimento.

“Todos os cuidados foram adotados para garantir e preservar o direito de sigilo da mulher. Todas as informações são passadas conforme o desejo dela. Por isso, a importância de uma sala exclusiva de acolhimento e escuta”, destaca a coordenadora de Serviço Social, Marusa Tatiana Freitas.

O diretor técnico do HGCC, Paulo Ponte Prado, destaca a inciativa do HGCC. “É mais uma ação do HGCC no sentido de atender às necessidades do projeto para oferecer um atendimento de qualidade e adequado às pacientes”, ressalta.

Números

O programa Vitória-Régia funciona no HGCC desde 8 de março de 2022. No ano passado, foram quatro atendimentos. Em 2023, considerando dados até novembro, já são 29 casos atendidos ou em acompanhamento.