Unidades de saúde da Sesa apresentam mapas estratégicos para o próximo quadriênio

7 de dezembro de 2023 - 17:57 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e foto: Fernanda Teles
Arte: Letícia Maria

Ao todo, 28 gestores das unidades da Sesa participaram da apresentação dos mapas estratégicos

Após cinco encontros, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) finalizou, nesta quinta-feira (6), o planejamento estratégico para o período 2024-2027, em evento realizado na Escola de Saúde Pública (ESP/CE). Ao todo, 28 gestores de unidades de saúde da Sesa apresentaram os mapas construídos, destacando as estratégias de melhorias e prioridades definidas para o referido quadriênio.

“Eficiência e credibilidade, valorização do SUS, regionalização e as principais demandas da sociedade foram os pilares centrais que fundamentaram a elaboração dos mapas estratégicos de cada unidade. Muito importante alinhar nossos mapas estratégicos com o Plano Plurianual do Governo do Ceará (PPA 2024-2027)”, destacou a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Paíta Façanha, responsável pela área que conduziu todo o processo.

O mapa estratégico da Sesa foi elaborado de acordo com a metodologia BSC (Balanced Scorecard), que permite medir o progresso de uma instituição em relação às metas de longo prazo. Organizado por perspectivas, o mapa desdobra a estratégia por meio da declaração de objetivos que expressa os compromissos da gestão para o próximo quadriênio. Entre os principais resultados para a sociedade, previstos no mapa, estão o fortalecimento das redes de atenção à saúde, assegurando o acesso às ações e serviços de saúde de forma integrada e regionalmente bem distribuída, além do aprimoramento da atenção primária e da ampliação das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças para reduzir os riscos à saúde da população.

Durante o evento, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Joélia Rodrigues, ressaltou a importância do processo de elaboração do Plano Estratégico da Sesa, que teve como requisito a ampla participação das lideranças e técnicos da rede estadual de saúde, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde (Cesau) e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS).

Segundo Joélia Rodrigues, todos os mapas estratégicos apresentaram intenções em comum que dialogam com a estratégia estadual de Governo como: o desenvolvimento de novas lideranças; o gerenciamento de riscos; a pesquisa e inovação; a gestão para resultados; a segurança do paciente e a qualificação e a humanização do atendimento. “No contexto social que vivemos e com base nas demandas da sociedade, é muito importante o processo de humanização das rotinas e processos de trabalho”, afirma.

Para o diretor técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192 Ceará), Luciano Quental, a pandemia da covid-19 apresentou algumas ameaças externas que precisaram ser consideradas na elaboração do planejamento estratégico de todas as unidades de saúde no Ceará e no Brasil. “No caso do Samu, reavaliamos nosso tempo de atendimento ao paciente, o tamanho da nossa frota de ambulâncias, garantindo a efetividade da assistência à população no menor tempo-resposta”, ressalta.

Os mapas estratégicos apresentados pelas unidades seguem agora para a revisão da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) e deverão compor o documento que consolida todo o planejamento e projetos da Saúde do Ceará para o quadriênio 2024-2027.