Hospital César Cals lança livro de protocolos cirúrgicos e disponibiliza acesso

6 de dezembro de 2023 - 11:47 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Wescley Jorge
Fotos e arte: Thiago Freitas

A produção científica do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ganha mais um capítulo. Na verdade, são 16 capítulos compilados no livro “Protocolos: Clínica Cirúrgica do Hospital Geral Dr. César Cals”. Uma obra que aborda, de forma abrangente, as condutas cirúrgicas utilizadas no HGCC, considerado um centro médico de referência em cirurgia no Ceará.

Segundo o cirurgião e um dos autores e organizadores da obra, Raphael Felipe Bezerra de Aragão, o livro é um recurso valioso para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades no campo da cirurgia. “É um guia indispensável que fornece uma visão detalhada das melhores práticas, protocolos e procedimentos cirúrgicos que foram aprimorados ao longo de anos de experiência clínica. Ele é voltado não apenas para cirurgiões, mas para todos os profissionais de saúde envolvidos no processo cirúrgico, incluindo anestesistas, enfermeiros, residentes de cirurgia e estudantes de Medicina”, afirma.

O lançamento oficial foi realizado na abertura da 13ª Jornada Científica do HGCC, que aconteceu no dia 29 de novembro. Fez parte das atividades em comemoração ao aniversário de 95 anos da instituição, sendo a unidade hospitalar mais antiga da região. O livro está disponível para acesso e download no site do Hospital César Cals (www.hgcc.ce.gov.br).

Publicação foi apresentada ainda durante as celebrações dos 95 anos da unidade

De acordo com o organizador, ao colocar o seu conteúdo on-line, o HGCC pretende contribuir com o acesso à informação de qualidade por outras instituições e profissionais de saúde, melhorar os cuidados cirúrgicos em toda região, promover a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos, para criar uma rede de aprendizados. A publicação serve ainda como modelo para outras instituições interessadas em compartilhar suas melhores práticas e seus protocolos, para uma promoção de uma Medicina mais aberta e colaborativa.

“O Hospital acredita que compartilhar essas diretrizes não apenas beneficia seus próprios profissionais, mas também a comunidade médica global. Isso promove a disseminação rápida de melhores práticas cirúrgicas, bem como a troca de conhecimentos com outros colegas e instituições”, acredita Aragão.

O cirurgião lembra que a ideia para o livro surgiu da história e experiência clínica acumulada ao longo dos anos pelo Hospital César Cals. “Como equipe médica, reconhecemos a importância de compartilhar essa experiência e o conhecimento, bem como padronizar protocolos cirúrgicos bem-sucedidos, visando a melhoria contínua dos procedimentos cirúrgicos. A intenção também é a de criar um recurso abrangente que servisse como guia de referência para as condutas cirúrgicas e para a formação médica”, reconhece Aragão.

Publicação

O volume está disponível no site do HGCC e traz abordagem de condutas cirúrgicas da unidade

Quem acessar o livro para consulta ou fazer o download, vai encontrar uma abordagem sistemática e detalhada das condutas cirúrgicas das principais entidades clínicas da cirurgia geral do HGCC. Os capítulos foram estruturados para fornecer informações atualizadas, orientações e passo a passo das práticas. O Manual é composto de protocolos de condutas cirúrgicas baseados em evidências científicas e diretrizes para garantir a segurança do paciente. Possui ainda e fluxogramas de investigação diagnósticas e tratamento das patologias.

Em 2023, além desse conteúdo, o HGCC publicou e disponibilizou também, on-line, as seguintes publicações: Manual de Boas Práticas em Neonatologia e Manual de Dietas Hospitalares do Centro de Nutrição e Dietética.