Saúde do Ceará promove Curso de Codificação de Causa Básica do Óbito

4 de dezembro de 2023 - 12:16 # # #

Texto e fotos: Kelly Garcia

Capacitação busca reduzir número de óbitos com causa de morte mal definida

A Saúde do Ceará realizou, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, o Curso de Codificação de Causa Básica de Óbito, em um hotel do Bairro Meireles. A capacitação ocorreu em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e foi ministrada por professores vinculados ao Estado de São Paulo.

Uma iniciativa da Célula de Informação e Respostas às Emergências em Saúde Pública da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde, o encontro foi voltado para profissionais da saúde dos municípios; núcleos hospitalares de epidemiologia; hospitais de emergência; Sistema de Verificação de Óbitos (SVO); e para profissionais das superintendências e Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Ceará. O curso teve o objetivo de melhorar a informação da Declaração de Óbito e, consequentemente, aprimorar as Políticas Públicas de Prevenção.

“Esse curso nos possibilita homogeneizar a codificação em todo o Estado e ter pessoas com alta capacidade em todas as nossas Regionais, assim como reduzir o número de causas de morte mal definidas. Com essa precisão, poderemos tomar decisões e focar naquelas causas de morte que têm sido mais prevalentes e podem ser evitadas”, disse o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta).

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional Norte, Arminda Morais, esse curso irá impactar diretamente no aperfeiçoamento do seu trabalho. “Com esse curso, poderemos entender melhor as novas regras de codificação, até porque está para ser lançado um novo manual e aqui já temos acesso a essas novas regras para qualificar as causas dos óbitos”, destaca.