HGCC compartilha experiências e homenageia profissionais em Jornada Científica

Assessoria do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

O evento conta com palestras e mesas-redondas que discutem as experiências de sucesso do Hospital César Cals por meio de seus serviços e projetos

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), sua 13ª Jornada Científica. Neste ano, o evento discutiu o tema “HGCC – O desafio de ser um centro terciário de excelência e alta demanda” e concedeu a Comenda João Nogueira Jucá, uma homenagem aos profissionais e estudantes que mostraram abnegação, comprometimento com o trabalho e altruísmo em suas atividades.

Ao todo, cinco profissionais foram celebrados pela comissão de organização do evento. As homenagens, porém, não pararam por aí. O médico Otto Leão Nogueira também foi lembrado pela comissão por seus 60 anos de dedicação à Medicina e por seus 57 anos de dedicação no HGCC.

O médico Otto Leão Nogueira foi homenageado por seus 60 anos de dedicação à Medicina e por seus 57 anos de dedicação ao HGCC

A 13ª Jornada Científica é uma ação do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) da unidade e a programação contou com palestras e mesas-redondas sobre as experiências de sucesso do Hospital César Cals por meio de seus serviços e projetos. “O foco é mostrar o trabalho de excelência que o hospital desenvolve em meio a uma demanda que cresce cada dia mais. O hospital vem se adequando a essa demanda sem perder o foco na qualidade e no ensino”, explica Carmem Sulinete Suliano, presidente do Ceap.

Segundo Adriano Veras, diretor-geral do HGCC, a Jornada tem um importante papel na unidade, uma vez que acumula um histórico de formação de pessoas nas áreas de Medicina, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, entre tantas outras. “Esse é um momento de reflexão, de troca de ideias, de análise de resultados e de planejamento. É um momento rico, singular e que oportuniza seus colaboradores para que esses tenham atualização científica. Não se faz ciência e não se cuida das pessoas sem estudo, sem atualização”, afirma Adriano Veras.

A novidade da 13ª Jornada Científica ficou por conta da entrega da Comenda João Nogueira Jucá, homenagem aos profissionais e estudantes do HGCC e que foi lançada, em agosto, pela direção do Hospital

Nos dois dias de Jornada, diversos assuntos foram abordados, dentre eles: “Endometriose: Importância do Tratamento Multidisciplinar”; “O papel da Equipe Multidisciplinar na Efetivação dos Protocolos na Unidade de Terapia Intensiva”; “O Manejo Multiprofissional das Principais Emergências Obstétricas”; “Hemoce e Preserva Sangue: um programa voltado para a excelência no cuidado”; e “o Aprimoramento do Diagnóstico Microbiológico no HGCC”.

Lançamento de Livro

Durante a 13ª Jornada Científica, o HGCC lançou ainda o livro “Protocolos – Cirurgia Cirúrgica do Hospital Geral Dr. César Cals”. O livro, organizado por Raphael Felipe Aragão, Maria Solange Paiva, Cecília Saldanha Simeão e Michelle Soeiro de Oliveira, atualiza o primeiro protocolo do HGCC. “A primeira produção foi feita em 2016, era um protocolo somente de cuidados pré-operatórios, porém o Hospital aumentou muito sua complexidade, com os atendimentos vindos da Central de Regulação e pacientes oncológicos”, explica Rafael Felipe, um dos autores do livro e Chefe do Setor de Cirurgia do HGCC.