Base do Samu 192 Ceará de Pacajus conta com uma nova estrutura; inauguração ocorreu nesta sexta-feira (17)

17 de novembro de 2023 - 16:33 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Fátima Holanda

Nova base-satélite do Samu 192 Ceará

O Samu 192 Ceará e o município Pacajus realizaram, na manhã desta sexta-feira (17), a entrega da nova base-satélite da cidade, com melhorias e reparos na estrutura, novos móveis e sistema de refrigeração. O objetivo é proporcionar mais qualidade e conforto aos profissionais que atuam no local.

O superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, relembrou, na ocasião, sua história profissional e afirmou a importância das estruturas para quem desempenha as funções que o serviço requer. “Antes de ser superintendente, sou médico e profissional do Serviço. Comecei minha história em 2014, como médico interventor. Vejo essa nova base estruturada e penso no bem do colaborador, que vai ter um local seguro e adequado”, afirmou.

“Tenho orgulho de ser ‘samuzeira’”, afirma a técnica em enfermagem Sherley Jeanne, que trabalha há 15 anos no Samu 192 Ceará

A técnica de enfermagem Sherley Jeanne trabalha há 15 anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, dos quais, sendo nove deles na Base de Pacajus. Ela diz que as melhorias trazem benefícios aos trabalhadores. “A nova base melhorou 100%, o que nos ajuda a trabalhar num local mais humanizado e apropriado para o Serviço”, explica. “Eu amo trabalhar aqui e não sei fazer outra coisa além de atender a população que precisa. Tenho orgulho de ser ‘samuzeira’”, finalizou.

Neste ano, a unidade de Pacajus atendeu 910 ocorrências entre atendimentos e transferências pré-hospitalares (APH). Implantada no município em novembro de 2011, a base completa 12 anos de funcionamento em 2023 e integra a Base Polo de Eusébio. Além do município de Pacajus, outros oito municípios fazem parte da base: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Horizonte, Itaitinga e Pindoretama.

A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (17)

Gestão

O Samu 192 Ceará tem gestão tripartite, que engloba as três esferas: Governo Estadual, Governo Federal e Municípios. O Governo Federal fornece as ambulâncias, já ao Estado, cabe contratar os profissionais de saúde e garantir a manutenção da frota. Os municípios são responsáveis por disponibilizar as bases e garantir a manutenção do local.