Casa de Cuidados do Ceará desenvolve projetos com foco na saúde de pessoas idosas

6 de novembro de 2023 - 16:58 # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto: Márcia Catunda
Fotos: Márcia Catunda e Marko Ido

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está mais velha. O Censo mais recente aponta que em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% em relação a 2010, quando esse contingente era de 7,4% da população. Daí a importância de discutir sobre os impactos do envelhecimento para a saúde.

Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de transição hospitalar da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), pelo menos 60% dos 110 pacientes internados são idosos. Por isso, a unidade conta com equipe multidisciplinar nos atendimentos, incluindo geriatras, além de projetos voltados para esse público.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o envelhecimento saudável como “o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”. Ainda de acordo com a OMS, as ações de saúde devem ser planejadas, organizadas e implantadas de forma que permitam às pessoas prolongar ao máximo a sua independência e autonomia.

Para Ursula Wille Campos, diretora da CCC, o acompanhamento com vários profissionais de saúde é forte aliado para quem busca um envelhecimento saudável. “Na Casa de Cuidados, nosso paciente é assistido por profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e serviço social, cada um atuando com sua especialidade para atender à necessidade do paciente, fazendo toda a diferença em sua recuperação”, diz.

O geriatra da CCC, Rafael Pinheiro, acrescenta ainda a importância de dar atenção à saúde mental do idosos. O assunto tomou destaque principalmente após o isolamento social provocado pela pandemia. “O isolamento social junto ao sentimento de solidão fez com que casos de depressão e ansiedade tivessem um aumento entre os idosos. Por isso é importante promover atividades em que eles se sintam acolhidos e que também promovam a socialização”, explica.

Diversos projetos da Casa de Cuidados promovem bem-estar aos pacientes idosos. Confira:

Pôr do sol

A vitamina D presente na luz do sol traz benefícios à saúde dos idosos

A luz do sol desempenha um papel importante na produção da vitamina D que vai atuar no metabolismo osteomuscular e em outras funções hormonais no organismo dos idosos. Outros benefícios são a melhora da qualidade do sono, do humor ou de uma possível desorientação.

Por isso, semanalmente a equipe de saúde leva pacientes a apreciarem o pôr do sol. “Além de trazer alegria ao paciente que tem a oportunidade de conferir esse espetáculo da natureza, ainda há os benefícios para a saúde física e mental”, explica Aryadne Marques, coordenadora de fisioterapia da CCC.

Da Casa ao Mar

O Projeto “Da Casa ao Mar” tem a proposta de levar pacientes com longo tempo de internação para um banho de mar, promovendo auxílio no enfrentamento da hospitalização

Outro projeto da Casa de Cuidados que envolve a luz solar é o “Da Casa ao Mar”. Nele, os pacientes são contemplados com um banho de mar. “O programa visa proporcionar a construção de experiências significativas, restaurar o potencial criativo, promover melhoria na qualidade das relações de socialização, favorecer o reconhecimento da autoimagem, auxiliar no enfrentamento da hospitalização e oferecer suporte para compreensão do processo saúde-doença e qualidade de vida”, afirma Leonardo Rodrigues, médico da CCC.

Sensações

O Projeto Sensações faz pacientes reviverem memórias da infância através do sabor dos alimentos

O Projeto Sensações tem a proposta de proporcionar aos pacientes sensações de prazer, nostalgia e alegria através das memórias ocasionadas pelo paladar. É voltado aos pacientes em processo de reabilitação fonoaudiológica que estão se alimentando de forma oral ou por dieta mista (sonda + via oral).

Durante a ação, o paciente degusta uma refeição saudável com valor sentimental de forma assistida pela equipe de saúde e cuidadores. “O hábito de se alimentar vai muito além da contagem de calorias, envolve a questão afetiva e emocional, como aquela comida que remete à infância ou alguma lembrança especial, trazendo alegria e sensação de bem-estar pelo sabor do alimento e pela memória proporcionada”, explica Kelly Sales, nutricionista da Casa.

Cine Pipoca

Assistir a um filme promove relaxamento e alívio do estresse

Assistir a um bom filme alivia o estresse, pois reduz o nível de cortisol. Esse hormônio protege de risco cardiovascular e evita doenças como o Alzheimer. Além disso, o hormônio diminui também o risco de ganho de peso e as consequências que esse excesso pode trazer para a saúde. Diante disso, a CCC promove cinema semanalmente aos pacientes internados.

“Essa iniciativa promove inclusão e acolhimento aos pacientes, além de ser uma atividade leve e prazerosa para quem está internado”, explica a psicóloga da CCC, Ariana Matias. “Damos preferência a filmes que tenham uma temática divertida ou de reflexão. É uma forma também de complementar o tratamento deles aqui na Casa”, acrescenta Nivea Barros, terapeuta ocupacional.