“Outubro Rosa é o ano todo”: Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará amplia oferta de mamografias para mil exames mensais

1 de novembro de 2023 - 14:15 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC)
Texto e fotos: Thiago Andrade

Oferta de mamografias no Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) passa de 40 para 50 exames por dia

Imaculada Araújo, 62, realizou consulta anual de rotina no mês de outubro e encontrou um ambiente decorado, com ações educativas ligadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama em vários espaços do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC). Engana-se, porém, quem acha que a ênfase no tema se restringe ao mês cor-de-rosa. Com o lema “Outubro Rosa é o ano todo”, a campanha deste ano na unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) estenderá ações para outros meses.

O principal incremento ocorre na oferta de exames de mamografia. “Antes, a rotina era de 40 exames por dia. Por ocasião do Outubro Rosa, elevamos esse número para 50, mas não vamos baixar mais”, descreve a ginecologista Christina Benevides, diretora-geral do IPC. “É uma medida que surge incentivada pela campanha e será abraçada à rotina da unidade. Se antes tínhamos uma oferta mensal de 800, passamos agora ao número de mil exames de mamografia por mês”, enfatiza a médica.

O exame possibilita a identificação precoce de alterações nas mamas, como calcificações, nódulos e tumores. “Essas alterações podem ser benignas ou malignas, daí a importância de investigar”, complementa Christina.

Para a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde recomenda exames clínicos regulares a partir dos 40 anos e o exame de mamografia a partir dos 50 anos. Estudos mostram que as chances de cura chegam a cerca de 95% quando um tumor é identificado em fase inicial.

Esmaltação e escuta qualificada

Além da expansão do número de exames de mamografia, outras ações chamam atenção e também prometem entrar no calendário do IPC com mais frequência. Na “esmaltação educativa”, colaboradores da unidade convidam pacientes em espera de atendimento a pintar as unhas com as cores da campanha Outubro Rosa. Iniciativa do setor de Serviço Social, a atividade ocorreu pela primeira vez em março deste ano, na campanha Março Lilás, de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, e se repetiu neste mês de outubro, na campanha referente ao câncer de mama.

Após a consulta, Imaculada Araújo participou da esmaltação educativa: “informação e aconchego também fazem parte do tratamento”

“O que, a um primeiro olhar, parece uma atividade lúdica voltada mais para a divulgação da campanha, na verdade se revela como uma importante oportunidade de escuta ativa e qualificada”, comenta a enfermeira Hosana Tabosa, chefe do Setor de Pacientes Externos do IPC.

A assistente social Eugênia Cialdine, coordenadora do Centro de Estudos do IPC, explica: “Enquanto as unhas são pintadas, a gente vai conversando, perguntando como que vai a prevenção, o tratamento, se está tudo direitinho, orienta aqui, orienta ali. É um momento de proximidade e de descontração, a informação chega de outro jeito, tem outro efeito”. Eugênia também enfatiza a importância do toque e do cuidado nas mãos: “conecta”.

A paciente Imaculada Araújo aprovou: “Tudo isso é muito importante, a forma como acolhe, a forma como atende, como direciona, como explica. Acabei de sair do consultório e já vim aqui aderir às cores da campanha. Informação e aconchego também fazem parte do tratamento”.

Educador físico movimenta pacientes em espera de atendimento durante a programação do Outubro Rosa do IPC. Exercícios reduzem as chances de tumores na mama em até 40%

Prevenção e diagnóstico precoce

Além do diagnóstico precoce por meio de exames de imagem como a mamografia, outra tônica do Outubro Rosa é o incentivo à prevenção. No IPC, diversas ações de cunho educativo ressaltaram a importância da manutenção de um estilo de vida saudável para a redução das chances de manifestação do câncer de mama.

Em uma das atividades, pacientes em espera de atendimento tiveram a oportunidade de exercitar o corpo com a orientação de Jonathan Flexa, educador físico pela segunda vez voluntário em campanhas do IPC. Estudos indicam que praticar exercícios físicos, manter a alimentação e o peso equilibrado, evitar bebidas alcoólicas e não fumar são hábitos que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama em até 40%.

A campanha do Outubro Rosa no IPC incluiu ainda palestras, atividades musicais, teatro de bonecos, oficinas de memória, sessões de auriculoterapia e rodas de conversa sobre prevenção e tratamento do câncer.