Simpósio de AVC do Hospital Regional Norte discute avanços e perspectivas para o futuro

30 de outubro de 2023 - 14:43 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes
Arte gráfica: Lúcio Flávio

Em celebração de um ano de inauguração da unidade de atendimento a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa) em Sobral, promoverá, na próxima terça-feira (31), o simpósio “Um ano da Unidade de AVC do HRN – Cuidado e Dedicação à População da Região Norte do Ceará”. A programação, aberta ao público, contará com palestras e mesas temáticas para discutir as perspectivas do tratamento da enfermidade.

A palestra magna trará o tema “AVC em 2023: avanços e perspectivas para o futuro” com a presença virtual da neurologista do Hospital Albert Einstein, Gisele Sampaio, e presencial do neurorradiologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Francisco José Mont’Alverne. Haverá ainda uma apresentação de dados das Unidades de AVC com perspectivas de como avançar.

As mesas temáticas trarão as abordagens com diversos perfis de pacientes: crianças, jovens adultos e gestantes. Também haverá uma mesa tratando do tema das hemorragias cerebrais agudas com manejo clínico e neurocirúrgico, com a condução dos médicos neurologistas do HRN, Marcondes Pimentel, Keven Ponte e Gerardo Cristino. A programação encerrará com a palestra “AVC e Amiloidose relacionada à mutação gene transtirretina”, com o neurofisiologista do HGF, Antônio Edvan.

A unidade de AVC completou o primeiro ano de funcionamento no dia 28 de outubro. O coordenador médico do serviço, Espártaco Ribeiro, ressalta a importância de proporcionar essa especialidade no HRN. “É com muito prazer que nesse primeiro ano de funcionamento da Unidade de AVC do HRN temos o privilégio de anunciar a melhoria nos cuidados realizados aos pacientes com essa doença que atualmente é a principal causa de mortalidade no Brasil e uma das principais no mundo. Estamos conseguindo mudar a forma como esses pacientes são tratados e ainda oferecendo uma possibilidade de um tratamento que até então não havia na nossa região, que tenta reverter os sintomas do AVC muitas vezes catastróficos e mortais”, aponta.

Serviço foi inaugurado em outubro do ano passado

Segundo o médico, a expectativa é ampliar cada vez mais o atendimento a pacientes vítimas da doença. “As perspectivas para o futuro é que possamos abranger ainda mais pacientes, oferecendo esse tratamento a cada vez mais pessoas acometidas com AVC, pois sabemos que existe um tempo para que seja feita essa medicação com segurança. Nosso projeto é tentar aumentar esse período de tempo para que outros pacientes possam ser beneficiados e mais pessoas possam ser salvas”, completa.

Unidades de AVC

Especializada em atendimento a casos de AVC agudo e subagudo, a unidade de AVC do HRN conta com dois setores com dez leitos cada. Este serviço foi inaugurado em 28 de outubro de 2022.

A Unidade de AVC realiza tomografia cerebral em caráter de urgência e rápida assistência inicial por neurologista e médicos clínicos a pacientes admitidos nas primeiras horas dos sintomas. A equipe multidisciplinar do serviço reúne ainda enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais. O serviço conta ainda com um centro de fisioterapia inaugurado em maio deste ano, além de um ambulatório para acompanhar pacientes após alta hospitalar.

Unidade de AVC conta com um centro de fisioterapia e um ambulatório

O atendimento funciona com neurologistas de plantão e equipe treinada para as ocorrências. São disponibilizados também exames de imagem cerebrais e cardiovasculares específicos para identificar lesões e as suas causas, além de procedimentos com equipamentos e técnicas antes disponíveis apenas em Fortaleza.

Unidade de AVC atende pacientes admitidos nas primeiras horas dos sintomas

Antes da abertura da nova unidade, o HRN já contava com o serviço de neurocirurgia para 55 municípios da Região de Saúde. A estrutura possibilita acompanhamento e monitorização mais rigorosos dos pacientes, com redução do tempo de internação e dos riscos de complicação clínica, promovendo reabilitação mais ágil.

Serviço:

Simpósio “Um ano da Unidade de AVC do HRN – Cuidado e Dedicação à População da Região Norte do Ceará”
Aberto ao público
Endereço: Av. John Sanford, Bairro – Cidade Dr. Jose Euclides Ferreira Gomes Junior, Sobral – CE
Confira a programação aqui.