Solenidade homenageia servidores estaduais aposentados

23 de outubro de 2023 - 17:27 # # #

Assessoria de Comunicação da Seplag
Texto: Dháfine Mazza - Ascom Seplag
Fotos: Dennis Moraes - Ascom Seplag

No mês dedicado ao servidor público, cujo dia é celebrado em 28 de outubro, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), realizou, na manhã desta segunda-feira (23), uma solenidade de homenagem e de agradecimento aos 483 servidores estaduais que se aposentaram entre janeiro e julho de 2023. O evento, realizado no auditório da Seplag, reuniu autoridades, servidores da ativa e aposentados de todos os órgãos e entidades do Governo do Ceará.

Ao abrir a solenidade, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, destacou a importância do momento para marcar o fim de um ciclo na vida dos servidores aposentados e para agradecê-los pelo importante trabalho prestado ao Estado e ao povo do Ceará. “Há tempo de plantar e há tempo de colher. Às vezes, é difícil encontrar o tempo da colheita, mas a natureza é sábia e nos mostra esse momento quando compreendemos no nosso coração que já demos a contribuição possível e que é hora de enfrentar outros e novos desafios. É um momento também de despedida. E a razão pela qual a despedida às vezes dói tanto é porque as nossas almas estão ligadas. De alguma forma, estamos todos ligados e interligados. Talvez as nossas almas sempre tenham estado e sempre estarão ligadas, pois não sabemos quais são os mistérios da vida, os mistérios de Deus. Somos uma teia indelevelmente ligada. Isso significa que esse adeus é, ao mesmo tempo, um adeus pelos últimos anos de convivência e um prelúdio do que virá”, disse.

A secretária também fez uma reflexão sobre o papel do servidor público e a missão de trabalhar pelo bem-estar da coletividade. “Servir implica vontade de realizar, compromisso e responsabilidade. Servir dignifica e nos faz orgulhosos do que ajudamos a construir com a nossa dedicação e com a força do nosso trabalho, principalmente se os resultados forem para o bem público. Quem é servidor público normalmente é vocacionado para servir ao outro. E isso é uma nobre missão. É justo comemorar a aposentadoria, pois ainda há força e alegria. Aposentado é quem merece olhar sossegado tudo que ajudou a construir ao longo da vida. E estamos nos aposentando cedo, pois estamos vivendo mais. Que essa vida que vem após a aposentadoria seja rica e plena, mas que a gente não espere a aposentadoria para aproveitar a vida”, concluiu.

Durante a solenidade, dez servidores aposentados receberam certificados de reconhecimento, representando todos os 483 aposentados de janeiro a julho deste ano. Foram representados servidores da Seplag, Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Maria Aparecida Façanha (Paíta), entregou certificado de reconhecimento a Ilvana Lima Verde Gomes

Programação

A homenagem aos servidores aposentados contou ainda com apresentação musical dos colaboradores da Seplag, Julivam Rodrigues e José Morais de Sousa Filho, e do coral do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai) da Seplag.

O evento integrou a programação do Mês do Servidor Público 2023, que teve início no dia 2 de outubro e segue até o próximo dia 29. A programação completa está disponível no site da Seplag. Clique aqui e confira.