Outubro Rosa: HGF realiza cronograma de atividades para reforçar sobre riscos e prevenção ao câncer de mama

17 de outubro de 2023 - 08:48 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins

Campanha Outubro Rosa vem ganhando maior adesão a cada ano entre profissionais do HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta segunda-feira (16), uma tarde de palestras e mesas-redondas sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A ação faz parte do cronograma de atividades da campanha Outubro Rosa, que acontece durante todo o mês, com foco na conscientização sobre os riscos da doença junto aos colaboradores da unidade.

“Todos os anos temos novos avanços científicos no que diz respeito ao tratamento e à prevenção ao câncer de mama, então é preciso que estejamos sempre atentos e buscando atualização”, defende a coordenadora das ações da campanha no hospital, Arilene Cândido. Diagnosticada com a doença em 2011 e tratada no HGF, a enfermeira levanta a bandeira da prevenção. “Meu olhar é por mim, por minha filha e por todas as minhas colegas de trabalho”, reforça.

Durante o evento, foram ministradas as palestras “Prevenção ao câncer de mama”, com o médico mastologista Elvis Barbosa, e “Intervenções dietéticas como terapia para o câncer de mama”, com a nutricionista Fabiana Ribeiro. Também estiveram presentes em mesa-redonda a representante do Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, e a coordenadora do Programa de Assistência da Mulher Mastectomizada (Proamma), Cleoneide Pinheiro.

Evento contou com a participação do Movimento Outubro Rosa Ceará e do Programa de Assistência da Mulher Mastectomizada (Proamma)

HGF disponibiliza 200 mamografias para colaboradoras

Durante todo o mês de outubro, o HGF disponibiliza 200 exames de mamografia para colaboradoras da unidade acima de 40 anos e/ou que possuam casos de câncer de mama em parentes de primeiro grau. Todo o processo é acompanhado pelo Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade. Pacientes com qualquer alteração no resultado do exame são encaminhadas ao ambulatório de Mastologia do hospital.

Além dos exames, o HGF está realizando uma série de atividades de educação em saúde com foco na prevenção da doença. As ações são realizadas por equipes multiprofissionais e em diversos locais da unidade. “É uma forma de alcançar mais profissionais, que muitas vezes, não conseguem sair de seus serviços assistenciais”, ressalta Cândido. A programação segue até o dia 31 de outubro.

Trabalho em equipe

O Outubro Rosa do HGF é uma parceria entre as equipes da Direção de Ensino, Pesquisa e Residência, Direção Administrativa, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), Gerência de Hotelaria, Gerência de Nutrição, Gerência de Psicologia, Serviço Especializado em Segurança do Trabalho (Sesmt), Ambulatório de Mastologia, Coordenação de Enfermagem dos Ambulatórios e Centro de Imagem do hospital.