HGF e HGWA fortalecem engajamento dos profissionais com Cuidados Paliativos em programa do Hospital Sírio-Libanês

9 de outubro de 2023 - 11:05 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA e HGF
Texto e fotos: Bruno Brandão e Felipe Martins

Parte da equipe do serviço de Cuidados Paliativos que atua no HGWA (Foto: Bruno Brandão)

Com o objetivo de capacitar equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar protocolos, o Programa de Cuidados Paliativos, executado pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL), está em andamento em duas unidades da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa): o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA). O projeto é executado pelo HSL através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e do Ministério da Saúde, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com previsão de encerramento em janeiro, ele vem fazendo diversos avanços sobre a temática nas unidades.

No HGWA, unidade localizada em Messejana, o Programa de Cuidados Paliativos iniciou em maio e deve durar dez meses. No cronograma, foi ofertado um curso, com 250 vagas, para profissionais de diversas áreas da assistência. A coordenadora da fisioterapia do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Marcelle Vieira, foi uma das participantes desse treinamento. Para ela, participar do curso permitiu que ela pudesse não somente aprimorar e adquirir novos conhecimentos, mas também interagir e compartilhar experiências.

Ela explica que de início foram ofertados módulos em plataforma virtual com materiais de leitura, vídeos e avaliações dos conhecimentos ofertados. Em seguida, um workshop com encontros presenciais foi realizado com facilitadores da equipe do Sirio-Libanês. “Houve também um momento para que nós gestores elaborássemos ferramentas que trarão melhorias na assistência de nossos pacientes assistidos pelo SAD. Cuidados paliativos são fundamentais desde o diagnóstico do paciente, sem restrição de faixas etárias. É ofertar mais qualidade de vida com respeito às vontades e valores dos pacientes e seus familiares“, detalha.

A coordenadora do serviço de Cuidados Paliativos do HGWA, a médica Carla Almeida, conta que o nível de capacitação dos profissionais em torno do tema melhorou bastante, trazendo mais segurança e favorecendo ainda mais a qualidade do atendimento. “O programa começou em um período muito importante para nós. Eles nos deram um suporte de uma maneira global, melhorando ainda mais o entendimento dos profissionais sobre cuidados paliativos. Conseguimos engajar hotelaria, nutrição e área assistencial. Foi um engajamento de todos os setores“, pontua.

O que são Cuidados Paliativos?

Cuidados Paliativos se referem a uma assistência que busca proporcionar qualidade de vida a pacientes e familiares frente a doenças ameaçadoras à vida.É uma visão mais holística e integral do ser humano que vai além de cuidar dos sintomas, mas também de aspectos psicológicos, sociais e espirituais”, explica a médica e coordenadora do serviço de Cuidados Paliativos do HGF, Raisa Carvalho.

Equipe de Cuidados Paliativos do HGF realizou o sonho de paciente internado celebrando o casamento com a companheira (Foto: Felipe Martins)

A unidade recebeu o programa em junho deste ano e vem trabalhando para fortalecer a cultura de humanização em todos os serviços. “Estamos desenvolvendo planos de ação nos setores e solucionando gargalos que vão trazer diversas melhorias para a assistência”, ressalta a médica. “É um programa que vem para trazer mais segurança e conforto para os pacientes, para os familiares e também para os profissionais”, acrescenta.

Equipe de Cuidados Paliativos do HGF é formada por vários profissionais (Foto: Felipe Martins)

As equipes de Cuidados Paliativos do HGF e do HGWA foram criadas em 2014 e contam com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Os serviços atendem pacientes internados através de pareceres e também de forma ambulatorial. No HGWA, também é realizado o atendimento por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O acesso às unidades se dá pela Central de Regulação da Sesa.

Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Celebrado anualmente no segundo sábado do mês de outubro, o Dia Mundial de Cuidados Paliativos destaca a importância de proporcionar conforto, dignidade e qualidade de vida a pacientes que enfrentam doenças graves e/ou terminais. A data deu origem a uma campanha anual da The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental dedicada ao desenvolvimento de Cuidados Paliativos em todo o mundo. Este ano, o tema é Comunidades Compassivas: Juntas pelos Cuidados Paliativos.