Governo do Ceará disponibiliza vacinas em equipamentos para público infantil neste fim de semana

6 de outubro de 2023 - 17:13 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Artes gráficas: Iza Machado

Neste fim de semana, que tal aliar diversão e cuidado com a saúde das crianças? Este sábado, será o “Dia D” da Campanha da Multivacinação no Ceará e, para marcar a data, além das mais de 2.500 salas de vacinação ativas em todo território estadual, estarão abertas as salas de vacina dos Vapt Vupt Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza, entre 8h e 16h30 e da Cidade Mais Infância, no Centro de Eventos, que oferece doses de imunizantes para quem já está agendado para visitar o local, entre 13h e 17h. Ainda neste sábado, a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participa das ações de multivacinação nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri cearense

Já no domingo (8), a vacinação será oferecida na Estação das Artes, durante a programação cultural do projeto “Ser Criança no Sobradinho”, promovida pela Secretaria da Cultura. As vacinas estarão disponíveis das 9h às 12h. 

O público prioritário da Campanha Nacional de Multivacinação é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Ação no “Ser Criança no Sobradinho” alia cultura e saúde

De acordo com a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, serão ofertadas todas as vacinas de rotina, sendo elas: Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Oral Poliomielite, Vacina Rotavírus Humano, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP, Tetraviral, HPV, dT, e Meningocócica ACWY, além da covid-19.

Ana Karine Borges destaca que a intenção da atividade é atingir os participantes das ações culturais da entidade. “Pensamos nesse local, porque teremos um bom público infantil presente e assim teremos uma excelente oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação dessas crianças”, disse. 

Além da caderneta, também é importante que os pais levem um documento de identificação com foto. “Nossa intenção é analisar a caderneta de vacinação do público que estará presente no evento, através da demanda espontânea”, destaca.

O projeto “Ser Criança no Sobradinho” é uma ação que busca estimular a produção livre, através de desenhos e pinturas como um exercício de estímulo à imaginação e produção artística na infância. A atração é gratuita e livre para a criançada. 

Campanha Nacional de Multivacinação

Os municípios do Estado programaram a intensificação da vacinação para que crianças e adolescentes possam atualizar o esquema vacinal. O intuito da Campanha é, além de manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas no Estado e no País.

A Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início em 30 de setembro, segue até 14 de outubro. O objetivo é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos.