Outubro Rosa: Hospital Geral Dr. César Cals vai fazer mais de 700 mamografias este mês

2 de outubro de 2023 - 15:35 # # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Por mês, o HGCC realiza 200 exames de mamografia (Foto: Thiago Freitas)

Para alertar e incentivar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará mais de 700 mamografias neste outubro. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa – mês de conscientização sobre a prevenção desse tipo de câncer. A programação especial teve início nesta segunda-feira (2) e segue até o fim do mês.

“O Hospital César Cals intensifica a realização de mamografias na campanha do Outubro Rosa. A mamografia é um exame não invasivo das mamas, realizado por um equipamento de raio-x. O exame, realizado adequadamente e interpretado por um profissional habilitado, é muito importante para a detecção de possíveis lesões em estágios iniciais”, explica o chefe do Centro de Imagem, Marcus Valerius Rattacaso.

As mamografias são destinadas a pacientes com agendamento pela Central de Regulação e para mulheres com solicitação do exame emitida pelo médico. Basta se dirigir ao HGCC para fazer a marcação. Para realizar o exame, é preciso ter a partir de 40 anos, histórico familiar (mãe, irmã ou filha com diagnóstico de câncer de mama) e ainda não ter realizado exame de mamografia em 2023.

Para Maria Deusa de Azevedo, 66, paciente acompanhada no ambulatório do HGCC, é preciso fazer a prevenção e se cuidar para evitar qualquer problema. “Todos os anos eu faço [a mamografia]. Eu acho que todo mundo deveria fazer. Se descobrir com tempo [o câncer de mama], tudo é mais fácil. Aconselho que toda mulher faça a mamografia também. Comigo está tudo tranquilo. É uma prevenção”, aconselha.

Com várias atividades durante todo o mês, o HGCC pretende chamar atenção para a campanha, informar sobre diagnóstico precoce, sintomas, tratamento e prevenção. Na quarta-feira (11), será o Dia D Contra o Câncer de Mama na unidade. Colaboradores vestirão rosa como forma de conscientizar e despertar para a causa. No mesmo dia, às 9h30, acontece a palestra “Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama”. Atividades educativas também serão realizadas com os profissionais.

A programação conta ainda a sensibilização de profissionais, pacientes e acompanhantes, atividades educativas, que acontecem nos setores de internação, bem como no setor ambulatorial, nos dias 11, 16, 17 e 18 de outubro.

Diagnóstico Precoce

O mastologista Antonio de Pádua Almeida Carneiro ressalta a importância de um diagnóstico o mais precoce possível. É dessa forma que aumentam as chances de um tratamento efetivo. “Com um diagnóstico mais cedo, há mais possibilidades de cura. Dessa forma, a cirurgia será menos mutilante, permitindo uma maior preservação da estética masculina ou feminina, na maioria dos casos”, pontua.

Carneiro destaca que é essencial buscar manter um estilo de vida saudável, com menos alterações possíveis, buscar um peso corporal adequado, com uma dieta que possibilite manter o peso sem grandes variações, adotar alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, cereais, alimentos integrais e evitar alimentos processados e ultraprocessados.