Banco de Leite Humano do HRN recebe doação de frascos de vidro

28 de setembro de 2023 - 15:51 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes

Fundamental para a nutrição de bebês, em especial os prematuros, o leite humano recebido de doação no Banco de Leite do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Sobral, é processado em frascos de vidro com tampa de plástico. Os potes são entregues às doadoras junto com máscara, gorro e gaze. Neste ano, ainda em alusão à campanha Agosto Dourado de aleitamento e doação de leite materno, o Banco de Leite do HRN recebeu cerca de 800 frascos.

Os frascos foram doados pelo Colégio José Romão, que realizou uma gincana cultural entre os alunos e conseguiu destinar 600 potes para o HRN. Houve ainda uma mobilização da Prefeitura de Morrinhos que alcançou 186 frascos. Outra instituição parceira doadora foi o Centro Universitário INTA (UNINTA).

“Quem doa os frascos de vidro também ajuda no processo de doação do leite materno”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite do HRN, Renata Karen Oliveira. Ela lembra que a campanha de doação de leite humano segue durante o ano inteiro. Para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal da unidade, é necessário coletar 60 litros mensais de leite materno, porém, a coleta gira em torno de 20 litros por mês.

Solidariedade

A coordenadora do ensino infantil e fundamental do Colégio José Romão, Cleivânia Romão, explicou que anualmente é realizada uma feira cultural. Além da doação de frascos, também há mobilização por alimentos e campanha de doação de sangue entre pais, professores, colaboradores e estudantes adolescentes. “O objetivo é estimular as várias habilidades dos alunos, além de promover a solidariedade. Uma criança e um adolescente que trabalha a solidariedade não tem como ser insensível na vida adulta”, ressalta.

Colégio José Romão realizou uma gincana cultural entre os alunos e conseguiu destinar 600 frascos para o HRN

Cada categoria tem um vencedor na competição solidária. Na doação de frascos, só a turma da estudante Mariana Almeida, de 15 anos, alcançou mais de 150 unidades. “A campanha solidária é importante para a sociedade porque ajuda os bebês que estão internados e ainda promove a sustentabilidade”, garante.

A prefeitura de Morrinhos organizou uma campanha de doação de frascos para o HRN como parte do Agosto Dourado. Os recipientes foram recebidos nas unidades básicas de saúde ou entregues aos agentes comunitários de saúde ou aos visitadores do Programa Criança Feliz. “Pretendemos cada vez mais fortalecer as parcerias com o Banco de Leite do HRN”, ressalta a nutricionista da Secretaria de Saúde do município, Sílvia Carvalho.

Prefeitura de Morrinhos organizou uma campanha de doação de frascos para o HRN como parte do Agosto Dourado

Como doar

O leite humano doado é pasteurizado no Banco de Leite para que esteja apto a ser consumido por outros bebês. Para ser doadora, é necessário estar amamentando, ter um excedente de leite materno e entrar em contato com o BLH pelo WhatsApp (88) 98883-4079 para fazer um pré-cadastro. Os documentos podem ser enviados pelo canal e os exames rápidos são realizados na primeira visita domiciliar.

A doadora faz testes de sangue para identificar hepatites B e C, HIV e sífilis, recebe o “kit doadora” com máscara, gorro, gazes e frascos, além de orientações para uma ordenha segura.

As doações também podem ser agendadas para que a equipe busque os frascos na casa de quem faz a doação. Outra forma de doar é fazer a ordenha diretamente na sala de coleta do BLH do hospital.

Banco de Leite do HRN
Para doar leite materno: (88) 3677-9467 / (88) 98883-4079 (Whatsapp)
Para agendar Ambulatório de aleitamento: (88) 3677-9507 / 9411 / 9544