Saúde do Ceará encerra encontros do Planejamento Estratégico Sesa 2027

22 de setembro de 2023 - 11:22 # # # #

Assessoria de Comunicação Sesa
Texto: Kelly Garcia
Carlos: Carlos Alberto Jr.

O Planejamento Estratégico da Sesa vem sendo elaborado com a participação de diversos colaboradores para que seja um documento plural

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) finalizou, nesta quinta-feira (21), a série de quatro oficinas do Planejamento Estratégico da Sesa 2027. O processo teve o objetivo de estabelecer definições de agenda e projetos para melhoria da assistência à saúde ao longo dos próximos quatro anos no Estado.

Segundo a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Maria Aparecida Façanha (Paíta), o trabalho foi fundamental para traçar as próximas metas da Saúde no Ceará e, assim, aprimorar os serviços que chegam aos cidadãos.

“Com essas oficinas, a gente já tem rumo definido, sabemos aonde queremos chegar. Cabe à gente dar as mãos e fazer acontecer. O importante, nesse caminho, é darmos o nosso melhor naquilo que fazemos. No entanto, sem parceria, a gente não vai para lugar nenhum e quero agradecer a todos os que nos ajudaram durante essa caminhada das oficinas”, destacou a secretária Paíta.

O Planejamento Estratégico contou com quatro encontros para se debater e traçar metas para o Mapa Estratégico da Saúde

A ação contou com a presença de pessoas de diferentes áreas da gestão em saúde no Estado. Para a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sesa, Joélia Rodrigues, o modelo participativo da metodologia de construção do Mapa Estratégico contribuiu para a construção de um plano plural e abrangente para todo o Estado.

“Ao fim das oficinas, avalio todo o processo de uma forma muito positiva e um ponto importante para esse sucesso foi a participação do público envolvido. Teremos um plano completo que irá impactar na melhoria do acesso do cidadão”, pontuou Joélia.

O intuito, de acordo com a coordenadora Joélia Rodrigues, é finalizar o Mapa Estratégico, produzido a partir das oficinas, até o dia 10 de novembro e, em seguida, enviá-lo para a aprovação do Conselho Estadual de Saúde (Cesau) e depois, divulgar com todas as unidades.

Atenção Primária

Documento será finalizado até 10 de novembro e enviado para aprovação do Conselho Estadual de Saúde (Cesau)

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó, chamou a atenção para a importância do planejamento para o serviço. “Esse evento é muito importante para que a gente consiga concretizar as nossas intenções em relação ao fortalecimento da atenção primária. Nesse plano, precisamos desenvolver uma estratégia de fortalecimento para que isso se converta também em materialização, em orçamento, em planejamento de ação concreta e, assim, a gente possa executar e alcançar o nosso objetivo, que é o fortalecimento da atenção primária e o alcance dos nossos indicadores”, disse.

Elaboração conjunta

A facilitadora do projeto para o fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, Preta Cani, ressaltou a coerência do Mapa Estratégico. “Através dessa metodologia, que prioriza a colaboração de todos os participantes, construímos e demos apoio a todo o passo a passo. Então, essa quarta oficina trouxe uma coerência para todos os instrumentos de gestão, como os planos regionais, o próprio planejamento plurianual, entre outras ferramentas, tudo isso foi previsto para finalizar da melhor maneira esse plano estadual de saúde”, destacou.