Projeto Saúde em Nossas Mãos ajuda a reduzir casos de infecções nas UTIs do HRC

19 de setembro de 2023 - 16:55 # # # # #


Texto e fotos: Cícero Dantas

A partir do projeto, o HRC tem reduzido as infecções de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV)

Há pouco mais de 20 meses, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), foi uma das mais de 200 instituições escolhidas para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, que tem como objetivo reduzir, em até dois anos, 30% das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). O HRC agora, colhe os resultados.

Como uma das coordenadoras do projeto na unidade, a fisioterapeuta Suianne Soares está envolvida com os trabalhos do “Saúde em Nossas Mãos” desde a implantação no hospital. Ela explica que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) receberam o projeto e, como resultado, reduziram em 93% as infecções de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) e em 37% as infecções Primárias de Corrente Sanguínea Laboratorial (IPCSL).

“Por meio do Saúde em Nossas Mãos, conseguimos implantar a cultura da melhoria. Somos uma unidade especializada no politrauma e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ou seja, pacientes em longa permanência e de difícil desmame da ventilação mecânica invasiva. Na prática, o projeto proporcionou uma sensibilização quanto aos microprocessos necessários para a redução das infecções”, afirma Suianne Soares.

De acordo com Suianne, diariamente, o quadro de gerenciamento das ações executadas é atualizado na unidade. A partir dele, a equipe consegue visualizar se todas as medidas de prevenção estão sendo realizadas com qualidade, sendo possível identificar pontos de fragilidade e oportunidades de melhoria no combate às IRAS.

Quadro de gerenciamento são atualizados diariamente com a finalidade de identificar pontos de fragilidade e oportunidades de melhorias no combate às infecções.

Conforme a profissional, já foi possível identificar o aumento na adesão da equipe multiprofissional à higiene das mãos, a redução das Infecções do Trato Urinário (ITU) e da quantidade de dias que o paciente fica com dispositivos invasivos. “Nosso papel é salvar vidas. Os números mostram a importância do trabalho da nossa equipe multiprofissional. Já estamos há dois meses sem apresentar infecções de ITUs. Ou seja, estamos conseguindo colher bons frutos para melhoria da qualidade assistencial e a redução do tempo de internação dos nossos pacientes”, finalizou Suianne.

Importância da redução

Ligado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o Saúde em Nossas Mãos tem como objetivo a redução dos principais indicadores de infecção hospitalar e repassar o modelo de melhoria para unidades hospitalares, além de impactar financeiramente a área assistencial com a prevenção das infecções.

“As infecções prolongam a estadia dos pacientes na unidade, podem gerar sequelas graves, oneram os custo com medicações que, por muitas vezes, têm alto aporte financeiro. Diminuem a rotatividade dos leitos, além de gerar medo e angústia aos familiares”, comentou o Coordenador de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva, Ysmário de Andrade.

Para o profissional, o projeto tem contribuído com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente. “Quando ocorre uma infecção na unidade, logo procuramos investigar se houve alguma falha no processo e identificar oportunidades de melhoria. Essas reavaliações no processo assistencial são realizadas de forma rotineira, sempre priorizando a qualidade da assistência e segurança do nosso paciente”, ressaltou.