Samu 192 Ceará inaugura nova base em Umirim

15 de setembro de 2023 - 14:31 # # #

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará
Texto e fotos: Marcela Belchior

O município de Umirim, localizado a 95 km da Capital, acaba de receber nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. O serviço funciona desde o último dia 8 de setembro e foi inaugurado oficialmente na última quinta-feira (14), com a presença de gestores, equipe assistencial e autoridades.

Base Satélite de Umirim recebe chamados desde o último dia 8 de setembro

Durante o evento, o prefeito de Umirim, Felipe Uchôa, destacou que a base do Samu é um equipamento importante na Atenção à Saúde não apenas do município, mas também de toda a região, como os distritos de São Joaquim, Carnaúba e Oiticica, e municípios limítrofes, a exemplo de Tururu.

Para isso, o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça, avaliou que o endereço de instalação da nova base, em Umirim, facilita e proporciona o acesso e deslocamento célere das ambulâncias a toda a área geográfica. “Esta base fica nas beiras da BR-020, e isto nos coloca numa posição estratégica, levando um atendimento mais ágil à população”, aponta.

Superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça, durante evento de inauguração da nova base, ao lado do prefeito de Umirim, Felipe Uchôa

Na ocasião, o assessor especial da Superintendência Regional de Fortaleza (SRFOR) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Lino Alexandre, representou a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas. Alexandre frisou que o atendimento à população se faz em parceria e que ações como essa propiciam a regionalização da Saúde.

“Quando a gente pensa em Samu, pensa em rede de assistência à saúde. E é mais um equipamento do Governo do Estado, que vem, em parceria com o governo municipal, promover e garantir a assistência”, disse o assessor. “Fazer Saúde requer parceria, requer pessoas que tenham capacidade, que possam promover uma melhoria na qualidade da assistência. O nosso Samu vem, a cada dia, crescendo, melhorando. A gente traz essa resposta para que o cidadão possa se sentir mais seguro”, completou Alexandre.

Equipe integrada

O condutor socorrista David Holanda, 30, integrante do Samu 192 Ceará há dois anos e membro da equipe assistencial da Base de Umirim, afirma que a pretensão é prestar um serviço eficiente e integrado à rede assistencial à população. “No que eles precisarem, a gente está de prontidão”, se dispôs.

Já para o técnico socorrista Jackson, 34, que acaba de se integrar à Unidade, a expectativa é que a capacitação dos profissionais se some à qualidade de ambulâncias e equipamentos na assistência à saúde da região. “Estamos dispostos a colaborar com o que a população precisar”, comprometeu-se o técnico em enfermagem.

Integrantes da equipe assistencial da nova base satélite de Umirim

Estrutura

A nova estrutura funciona como Base Satélite vinculada à Base Polo de Caucaia, que é integrada pela Central de Regulação de Urgência (CRU) da Macrorregião do Eusébio. Ao todo, o Samu 192 Ceará conta com 121 bases em todo o território cearense.

Caucaia integra o Samu 192 Ceará desde dezembro de 2011, completando-se onze anos de serviço prestado à população. Com a inauguração da nova base, a Polo dispõe, atualmente, de cinco Bases Satélites: São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Paracuru, Pentecoste e Umirim. Somente nos últimos quatro anos, a Base Polo de Caucaia já recebeu 20,5 mil chamados e realizou 15,3 mil atendimentos.

Base de Umirim está localizada em endereço estratégico para alcançar toda a região

Serviço

A base do Samu 192 Ceará em Umirim está localizada na rua Major Adelino, s/n, Centro. Para acionar o atendimento, a população deve telefonar para o número 192.