Treinamento de Suporte Básico de Vida é oferecido a auxiliares de serviços gerais no Helv

31 de agosto de 2023 - 15:29 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
Texto e fotos: Isabelle Azevedo

 Colaboradores aprenderam a realizar massagens cardíacas na prática

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, durante todo o mês de agosto, treinamento para os auxiliares de serviços gerais sobre Suporte Básico de Vida (SBV). A iniciativa buscou capacitar os profissionais para responder a emergências de socorro imediato no ambiente de trabalho e na comunidade de um modo geral, até a chegada do serviço médico de emergência. Ao todo, 119 profissionais participaram dos treinamentos.

Através da prática simulada, os auxiliares de serviços gerais aprenderam a diagnosticar uma parada cardíaca, observando sinais como perda de consciência e ausência de pulso. Em seguida, aprenderam como iniciar a massagem cardíaca, até a chegada do serviço médico de emergência ou da Equipe de Suporte Avançado de Vida. Os colaboradores aprenderam ainda a manobra para salvar pessoas que estão se engasgando.

A enfermeira da Higienização do Helv, Alessandra Mororó, explica que, na unidade hospitalar, já houve casos de colaboradores e acompanhantes que foram encontradas pelos profissionais de limpeza em situação de parada cardiorrespiratória. “Foram os auxiliares que identificaram a pessoa nessa circunstância. Eles vão em todos os espaços do hospital e podem realmente ser surpreendidos por uma situação dessa. Então, vimos que seria muito importante estender o curso de suporte básico de vida a esses colaboradores”, afirma.

O auxiliar de limpeza geral Raimundo Alves de Sousa, 57, viu no treinamento uma oportunidade de realizar uma espécie de reciclagem. Ele já havia feito um curso de primeiros socorros em 2018. “O treinamento foi muito proveitoso. Eu tinha esquecido algumas coisas que já havia aprendido e foi um reforço para que eu possa crescer mais em conhecimento”, afirma.

119 auxiliares de serviços gerais foram treinados em suporte básico de vida

SBV para todos

O treinamento de suporte básico de vida é parte de uma ação desenvolvida no Helv pelo Centro de Estudos, que pretende treinar vários colaboradores da área não-assistencial. Em agosto, a equipe do Núcleo Administrativo Financeiro (NAF) da unidade também participou do treinamento.

A enfermeira da educação permanente, Andréa Barbosa, que realizou o treinamento com os profissionais, explica que é fundamental treinar todos os colaboradores da unidade. “Todos nós somos importantes no ato de salvar vidas”, explica.

“Muitas vezes, as ações realizadas nos primeiros minutos após uma emergência médica podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Ao treinar os colaboradores, estamos aumentando significativamente as chances de sobrevivência das vítimas até que chegue a assistência especializada”, complementa.