Seminário aborda estratégias e desafios para regionalização e aperfeiçoamento da saúde do Ceará

30 de agosto de 2023 - 15:11 # # #

Texto: Levi Aguiar
Arte gráfica: Iza Machado

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, na próxima sexta-feira (1), o “Seminário Estadual de Regionalização e Governança Interfederativa Regional no Ceará”. Na ocasião, haverá a entrega dos Planos de Saúde Regionais (PSR) e a consolidação do comitê de apoio à governança regional. O Ceará é o primeiro estado do País a concluir a elaboração desses instrumentos, que são usados como base para que as políticas públicas sejam aplicadas em todo o território cearense.

A programação começará às 8h, no hotel Vila Galé, na Praia do Futuro, e tratará de temas como regionalização e fortalecimento das redes de atenção à saúde, com o intuito de atender às necessidades da população do estado.

O evento contará com a participação da secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado; da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; da superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Kelly Arruda; do presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Rilson Andrade; e do presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), José Araújo Júnior.

Planos de Saúde Regionais direcionam iniciativas de promoção à saúde

Os PSR são instrumentos que expressam a construção de um trabalho coletivo, com representação dos entes federados (união, estado e municípios), sociedade civil, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), Conselhos de Saúde e atores implicados no processo. A construção deles leva em consideração as características específicas e gerais das cinco regionais do Ceará (Fortaleza, Norte, Cariri, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe).

Os Planos são usados como bases para que as políticas públicas sejam aplicadas em todo o Ceará e traduzem os compromissos da gestão. Os objetivos são direcionar iniciativas de promoção à saúde individual e coletiva, além de viabilizar ações de melhorias na qualidade de vida das pessoas e direcionar prioridades na gestão da saúde.

“A rede de atenção à saúde precisa ser fortalecida em todo o Ceará. Os Planos dão condições para direcionarmos um tratamento adequado à população, além de fortalecermos a atuação dos profissionais na promoção de saúde e prevenção de doenças. Por meio do planejamento e do fortalecimento da regionalização dos serviços de saúde, os pacientes poderão receber atendimento na sua região”, explica Joélia Rodrigues, coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sesa.

A superintendente do Litoral Leste/Jaguaribe, Mere Nascimento, lembra que os PSR resultam de um movimento participativo e coletivo. “Os Planos se destacam por serem instrumentos vivos e de importância ímpar para o futuro das regiões. Durante a construção do documento, nós tivemos momentos de escuta e formulação dos macroproblemas, junto aos gestores, sociedade, instituições de ensino e prestadores de serviços, que enriqueceram e formataram a identidade da região”, comenta.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Ceará é o primeiro Estado do País a concluir a elaboração dos planos de saúde regionais e aprovar nas suas Comissões Intergestores Regionais (CIR). Essa indicação reforça o compromisso e a agilidade da Sesa para garantir melhorias na qualidade assistencial e na humanização do atendimento nos serviços por meio de um planejamento, que considera as especificidades de cada região do Ceará.

Serviço

Data: 1º de setembro de 2023
Local: Hotel Vila Galé Fortaleza (Av. Dioguinho, 4189 – Praia do Futuro)