HRVJ realiza cerca de 16 mil exames de imagens em quase dois anos; maioria é de alta complexidade

24 de agosto de 2023 - 13:48 # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e fotos: Joelton Barboza

M. S, 42, foi ao Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte, para realizar uma tomografia da cabeça. “Foi muito rápido, algo em torno de 20 minutos. É tranquilo e não dói, além disso é muito bom para nós que moramos aqui perto. Só em não precisar ir para longe já é muito satisfatório”. Não é a primeira vez que ela é atendida na unidade. Antes, a agricultora, esteve internada na clínica cirúrgica, após passar por um procedimento na vesícula.

Paciente realiza exame de tomografia computadorizada

Assim como ela, milhares de outros pacientes da região foram beneficiados por exames de imagem na unidade. Funcionando há um ano e nove meses, somente o setor de diagnóstico por imagem já realizou aproximadamente 16 mil exames de pacientes internados no hospital, além de pacientes direcionados de outras unidades hospitalares de toda a região e pacientes externos, regulados pelas secretarias municipais.

“O centro de imagem busca fazer a diferença na região com um atendimento humanizado, efetivo e de forma segura, trazendo para a população do Vale do Jaguaribe uma experiência única de qualidade e atendimento”, explica a coordenadora de Enfermagem do setor, Débora Lanney.

Profissional verifica exame realizado por paciente

HRVJ oferece exames de alto custo, complexos e de difícil acesso

Com relação à tomografia, foram mais de dez mil exames realizados e ainda quase duas mil ressonâncias magnéticas. Os procedimentos são considerados de alto custo, complexos e de difícil acesso. Além disso, mais de três mil e quinhentas radiografias e 500 ultrassonografias foram viabilizadas na unidade.

“Importantes para o diagnóstico de diversos tipos de doenças, os exames por imagem permitem a avaliação do paciente de forma não invasiva e relativamente rápida, sem causar maiores desconfortos”, explica o médico radiologista coordenador do setor, Francisco Edmar de Freitas Filho.

Pacientes internos e atendidos no setor de imagem do hospital têm seus laudos liberados e compartilhados no “Vitae”, sistema onde os médicos solicitantes veem as imagens e os laudos. Já os pacientes regulados que são encaminhados para fazer exclusivamente os exames, retornam ao município de origem levando consigo o comprovante e um QR Code para acessar o exame em casa. Aos pacientes que não têm acesso nenhum à internet, é dada a alternativa de procurar a secretaria do seu município para viabilizar o download e impressão do laudo médico. A medida reduz o tempo para acesso às imagens e o paciente pode compartilhar com o médico que faz o acompanhamento do caso.