Saúde do Ceará promove terceiro encontro do Planejamento Estratégico Sesa 2027

23 de agosto de 2023 - 17:20 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Carlos Alberto Jr


O primeiro dia de encontro contou com mais de 200 participantes colaborando para a construção de um plano plural.

Planejamento estratégico é fundamental para garantir a eficiência das ações na gestão pública. Pensando nisso, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, nesta quarta-feira (23), a terceira oficina de trabalhos do Planejamento Estratégico da Sesa 2027. O processo, que segue até quinta-feira (24), é mais uma etapa na construção e no estabelecimento de definições de agenda e projetos para melhoria da assistência à saúde ao longo dos próximos quatro anos no Estado.

Segundo a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Maria Aparecida Façanha (Paíta), antes de estabelecer a implementação de políticas públicas pautadas na equidade, integralidade e universalidade, é preciso pensar a cada passo. “O planejamento estratégico define como, quando, quem e o que será feito dentro da gestão pública ao longo dos anos. Só executa quem planeja. Nós estamos atuando para construir uma segmentação de projetos que façam a diferença na vida das pessoas”, explica.

“Os nossos encontros estabelecem etapas de construção de projetos estratégicos da Sesa. É através de momentos como esses que conseguimos olhar para uma realidade e definirmos objetivos e resultados alinhados a uma visão de governo, que tem o propósito de promover o fortalecimento do SUS, além de saúde e bem-estar para toda a população”, finaliza a secretária-executiva.

A oficina teve início as 8h e seguiu até as 17h. O terceiro encontro será encerrado somente nesta quinta-feira (24).

A ação contou com a presença de mais de 200 pessoas de diferentes áreas da gestão em saúde no Ceará, participação que permitirá a construção de um plano plural e abrangente para todo o Estado. “Dentro das nossas oficinas, nós promovemos produtos de impacto. Já realizamos, inclusive, análises situacionais para apontar as principais necessidades do cenário da saúde pública, considerando estratégias de prevenção e monitoramento de doenças mais graves nas diferentes regiões do Ceará”, detalha a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sesa, Joélia Rodrigues.

Programação

A oficina de trabalho três, intitulada de “Mapa estratégico e planos de ação”, conta com a validação do Mapa Estratégico, construído através da metodologia BSC (Balanced Scorecard), que permite medir o progresso de uma instituição em relação a metas de longo prazo. Isso é feito a partir de uma estratégia traduzida em objetivos, metas, indicadores e iniciativas. Já para o segundo dia da oficina, agendado para esta quinta-feira (24), está programada a elaboração dos planos de ação e projetos estratégicos.