Helv alcança reconhecimento em pesquisa com 20 trabalhos aprovados em congresso internacional de Saúde

23 de agosto de 2023 - 08:32 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
Texto: Isabelle Azevedo
Fotos: Arquivo

A pesquisa e a inovação científica do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ganharam destaque com a aprovação de 20 trabalhos científicos para apresentação no Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde (Qualihosp), promovido pelo FGVsaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde.

Os trabalhos selecionados abrangem os setores de fisioterapia, fonoaudiologia, , laboratório, clínica médica, cirurgia, otorrinolaringologia e ainda engenharia predial, ouvidoria e hotelaria. Para a coordenadora do Centro de Estudos do Helv, Cláudia Fernandes, o expressivo resultado é motivo de alegria.

“Isso quer dizer que é muito relevante o que é feito, em termos de gestão e em todas as esferas, desde a manutenção até a fisioterapia, fonoaudiologia, clínica médica… É uma alegria grande porque nós estamos efetivamente divulgando para a comunidade acadêmica o que fazemos em termos de qualidade da assistência hospitalar. Estamos divulgando como os processos de trabalho são feitos com esmero, o que denota qualidade na atenção, na assistência ao paciente. É muito positivo para a imagem da instituição”, avalia.

Richard Cavalcante teve trabalho selecionado sobre a importância de orientar os condutores no transporte de material biológico

Os autores responsáveis pelas pesquisas estão com boas expectativas para trocar experiências com outros especialistas e trazer novas ideias para aprimorar os cuidados de saúde. Para o coordenador do Laboratório do Helv, Richard Cavalcante, é animador ter dois trabalhos, voltados ao eixo de laboratório clínico em hospital, aprovados em um evento como o Qualihosp.

“É sempre muito boa essa partilha de experiências, essa integração entre gestores e hospitais do Brasil. É animador por eles terem esse interesse em partilhar as experiências de como é feito o gerenciamento e gestão no laboratório clínico, aqui no Hospital Estadual Leonardo da Vinci”, explica Cavalcante.

O fisioterapeuta Pedro Almir, que é autor principal de dois trabalhos aprovados no evento, afirma que levar a discussão do que se produz no Helv a avaliadores com vasto conhecimento sobre qualidade hospitalar é fundamental para promover melhorias internas. “Queremos mostrar que aqui também se produz uma assistência digna de acreditação hospitalar. Espero que essa participação possa proporcionar discussões importantes em se tratando dos processos de qualidade e segurança hospitalar”, avalia Almir.

Com mais de 20 anos de existência, o Qualihosp 2023 abordará o tema “O que será dos sistemas e serviços de saúde na era digital?”. O evento está previsto para acontecer de 18 a 20 de setembro, em São Paulo.

Liderando a equipe de autores, Pedro Almir apresentará a experiência da gestão hospitalar em serviço de Fisioterapia